Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Diogo Miguel Correia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10357
Resumo: O populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas.
id RCAP_b1cc0df858e77868a094da1c176e5fdb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionaisMESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕESPSICOLOGIAPSICOLOGIA SOCIALPOPULISMOMULTICULTURALISMOPSYCHOLOGYSOCIAL PSYCHOLOGYPOPULISMMULTICULTURALISMPOLITICSO populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas.Populism appears as a current political phenomenon that emerges as an alternative to the liberal democratic system. In this study we tested the associations of populist and pluralist attitudes to preferences for leadership styles based on forms of legitimizing power and to self-efficacy. We emphasize that Populism and Pluralism are not correlated with each other, allowing us to understand from the outset that these variables are not opposite. We confirmed the hypothesis of the association between the preference for legal-rational leadership (based on Market and Equality) and Pluralism; this did not hold for the hypothesis of the association between preference for charismatic leadership (based on Communion and Authority) and Populism. We found Populism to be associated with the models of Equality, Market and Communion. However, the Authority model variable does not have an impact on political attitudes, nor does it have an interaction effect with the other models. We can therefore conclude that neither populism nor pluralism is based on a preference for leadership style with authoritarian bases. The variables preferences for Equality, Market and Communion are related to each other and all have an impact on both pluralist and populist attitudes.2020-08-04T10:39:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10357TID:202503658porTomás, Diogo Miguel Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:48.462956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
title Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
spellingShingle Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
Tomás, Diogo Miguel Correia
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
POPULISMO
MULTICULTURALISMO
PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
POPULISM
MULTICULTURALISM
POLITICS
title_short Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
title_full Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
title_fullStr Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
title_full_unstemmed Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
title_sort Populismo vs pluralismo : associação com preferências de liderança com base na teoria dos modelos relacionais
author Tomás, Diogo Miguel Correia
author_facet Tomás, Diogo Miguel Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Diogo Miguel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
POPULISMO
MULTICULTURALISMO
PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
POPULISM
MULTICULTURALISM
POLITICS
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
POPULISMO
MULTICULTURALISMO
PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
POPULISM
MULTICULTURALISM
POLITICS
description O populismo apresenta-se como um fenómeno político da actualidade que emerge como alternativa ao sistema democrático liberal. Neste estudo testámos as associações da atitudes populistas e pluralistas a preferências por estilos de liderança com base em formas de legitimação do poder e à auto-eficácia. Salientamos que o Populismo e Pluralismo não se encontram correlacionadas entre si, o que nos permite compreender desde logo que estas variáveis não são opostas. Confirmámos a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança legal-racional (baseada no Mercado e Igualdade) e o Pluralismo, o mesmo não se verificou para a hipótese da associação entre a preferência por uma liderança carismática (baseada na Comunhão e Autoridade) e o Populismo. O Populismo apresenta-se associado aos modelos de Igualdade, Mercado e Comunhão. No entanto, o modelo de Autoridade não apresenta um impacto sobre as atitudes políticas, nem um efeito de interacção com as outras variáveis do modelo. Podemos assim concluir que nem o populismo nem o pluralismo se baseiam numa preferência pelo estilo de liderança com bases autoritárias. As preferências pela Igualdade, Mercado e Comunhão encontram-se relacionadas entre si e apresentam todas tanto um impacto nas atitudes pluralistas como populistas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04T10:39:11Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10357
TID:202503658
url http://hdl.handle.net/10437/10357
identifier_str_mv TID:202503658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131244893569024