Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32508 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no Curso de Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol e pretende apresentar, de forma transparente e autêntica, uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do texto oral. Na primeira parte deste relatório estão elencados aspetos relativos à minha formação pedagógica, à minha experiência profissional como professora de Espanhol e uma reflexão sobre a dinâmica escolar que preconizo; a segunda parte conta com a exploração do tema monográfico. O desenvolvimento do tema monográfico está estruturado em três pontos: no primeiro analisa-se a importância social da linguagem oral, no segundo reflete-se sobre o lugar da oralidade nos Programas de Português e Espanhol do ensino básico e secundário, no último ponto, apresentam-se propostas de atividades para o tratamento do oral formal em contexto de sala de aula para o 10ºano de escolaridade nas disciplinas de Português e Espanhol (B1, nível continuação). |
id |
RCAP_7cf539b1d5c3789f79a624fca48cc2b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/32508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.oralidadeatividades de expressão oralinteração oralensino do portuguêsensino do espanholO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol e pretende apresentar, de forma transparente e autêntica, uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do texto oral. Na primeira parte deste relatório estão elencados aspetos relativos à minha formação pedagógica, à minha experiência profissional como professora de Espanhol e uma reflexão sobre a dinâmica escolar que preconizo; a segunda parte conta com a exploração do tema monográfico. O desenvolvimento do tema monográfico está estruturado em três pontos: no primeiro analisa-se a importância social da linguagem oral, no segundo reflete-se sobre o lugar da oralidade nos Programas de Português e Espanhol do ensino básico e secundário, no último ponto, apresentam-se propostas de atividades para o tratamento do oral formal em contexto de sala de aula para o 10ºano de escolaridade nas disciplinas de Português e Espanhol (B1, nível continuação).2016-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32508http://hdl.handle.net/10316/32508porJaneiro, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:30Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:20.075003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
title |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
spellingShingle |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. Janeiro, Cátia oralidade atividades de expressão oral interação oral ensino do português ensino do espanhol |
title_short |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
title_full |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
title_fullStr |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
title_sort |
Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral. |
author |
Janeiro, Cátia |
author_facet |
Janeiro, Cátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janeiro, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
oralidade atividades de expressão oral interação oral ensino do português ensino do espanhol |
topic |
oralidade atividades de expressão oral interação oral ensino do português ensino do espanhol |
description |
O presente relatório insere-se no Curso de Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol e pretende apresentar, de forma transparente e autêntica, uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do texto oral. Na primeira parte deste relatório estão elencados aspetos relativos à minha formação pedagógica, à minha experiência profissional como professora de Espanhol e uma reflexão sobre a dinâmica escolar que preconizo; a segunda parte conta com a exploração do tema monográfico. O desenvolvimento do tema monográfico está estruturado em três pontos: no primeiro analisa-se a importância social da linguagem oral, no segundo reflete-se sobre o lugar da oralidade nos Programas de Português e Espanhol do ensino básico e secundário, no último ponto, apresentam-se propostas de atividades para o tratamento do oral formal em contexto de sala de aula para o 10ºano de escolaridade nas disciplinas de Português e Espanhol (B1, nível continuação). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/32508 http://hdl.handle.net/10316/32508 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/32508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133705857400832 |