O relacionamento médico-delegado de informação médica e as ações de marketing: sua influência no ato de prescrição de medicamentos não sujeitos a receita médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Regivaldo da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3540
Resumo: Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013
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spelling O relacionamento médico-delegado de informação médica e as ações de marketing: sua influência no ato de prescrição de medicamentos não sujeitos a receita médicaMarketingIndústria farmacêuticaPrescrição médicaDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013Um dos objetivos principais da indústria farmacêutica é gerar prescrição médica e, atualmente, este facto é uma verdade quer se trate de medicamentos sujeitos a receita médica, quer se trate daqueles que não estão sujeitos a essa obrigatoriedade. O marketing farmacêutico procura materializar a efetivação daquela prescrição através da promoção dos produtos junto da classe médica. Sabe-se hoje que essa promoção deve ser acompanhada da criação de uma interação positiva entre a indústria farmacêutica (na figura do delegado de informação médica) e o médico. Desta forma, os laboratórios apostam cada vez mais no marketing de relacionamento. Assim, foi objetivo deste estudo não só a análise do impacto de diversas ações de marketing no relacionamento, como também a análise da imfluência dessas ações e do próprio relacionamento enquanto ação de marketing nas prescrições médicas de medicamentos não sujeitos a receita médica. Para levar a cabo esta investigação, aplicou-se um questionário a 63 médicos de Medicina Geral e Familiar a exercerem em Centros de Saúde da Região Algarve. Foi efetuada análise descritiva e realizadas sobre os dados recolhidos e apurou-se que a maioria dos médicos inquiridos considera que o desenvolvimento de relacionamento com os delegados de informação médica pode influenciar positivamente as suas prescrições. Como ações de marketing que mais poderão influenciar quer o relacionamento com delegados de informação médica, quer as prescrições, a maioria dos respondentes elegeu a promoção de sessões clínicas pelos laboratórios farmacêuticos e o patrocínio por parte destes laboratórios da participação dos médicos em congressos científicos. Foi ainda realizada análise de Clusters para se estabelecer uma tipologia de médicos que poderão constituir-se como aqueles para quem o marketing farmacêutico poderá direcionar os seus esforços. Trata-se de médicos do género masculino, com idade compreendida entre os 30 e os 39 anos de idade, com tempo de serviço de 11 a 20 anos, que atendem 10 a 20 pacientes por dia e prescrevem até 9 embalagens de medicamentos não sujeitos a receita médica por dia.Mendes, JúlioValle, Patrícia Oom doSapientiaSantana, Regivaldo da Silva2014-02-28T12:01:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3540TID:202209490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:04.900236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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