Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, José Pedro Fernandes Morais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8540
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_b1dbdea1b9c4c7e6dd080329ee9f3447
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidasGestão de DesempenhoMedidas de DesempenhoObjectivos de DesempenhoCriseCanal HorecaSector das BebidasPerformance ManagementPerformance MeasuresPerformance GoalsCrisisOut of Home ChannelDrinks SectorMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA gestão de desempenho é um tema bastante importante e que, cada vez mais, está presente no seio das empresas enquanto requisito obrigatório para definição e elaboração dos planos estratégicos de negócio. Num contexto de crise, onde as necessidades dos consumidores e clientes se alteram, é importante definir medidas que permitam avaliar corretamente o desempenho, e recolher a perceção dos clientes relativamente ao desempenho da empresa, para poder agir rapidamente para atingir os objetivos de negócio. No presente estudo, através da análise numa organização do sector das bebidas, em específico no canal Horeca, analisa-se a importância de determinados fatores ou medidas de desempenho, apontados pela literatura e enunciados por Slack et al (2010), e também a variação do desempenho da empresa em contexto de crise, comparando os anos de 2009 e 2014. Para fazer essa análise, cuja amostra foi constituída por 421 inquiridos, procedeu-se à elaboração de questionários realizados presencialmente através de administração indireta e contando com a rede de comerciais da organização em estudo. Os resultados demonstraram que, dos fatores de desempenho analisados, como a Qualidade, o Preço/Custo, a Flexibilidade, a Confiabilidade e a Rapidez, a "Qualidade" e o "Preço/Custo" assumem-se como os mais importantes para o sucesso do negócio do canal Horeca. Já o desempenho da empresa conseguiu manter-se em padrões elevados de satisfação, mesmo tendo em conta o contexto de crise.The performance management is a very important issue that is increasingly present within organizations as mandatory requirement for the definition and development of strategic business plans. In a crisis context, where the needs of consumers and customers change, it's important to define measures to properly measure performance, and collect customers perception about the performance of the company's services and products, to be able to act quickly to achieve business goals. The present TFM, trough an analysis of an organizations of refreshing drinks, particularly in the "Out of Home" channel, analyzes the importance of specific performance factors or measures, collect through literature review and listed by Slack et al (2010), and also the variation in the performance of the company in crisis contexts, comparing the years 2009 and 2014. The sample was composed by 421 respondents in surveys conducted in person through indirect administration and with the help of the company's commercial team. The results demonstrated that, between the performance factors chosen for analysis, that are Quality, Price/Cost, Flexibility, Speed and Dependability, the factos Quality and Price/Cost are assumed as the most important for the success of the "Out of Home" channel, and the business performance of the company keep the satisfaction higher, even in the crisis context.Instituto Superior de Economia e GestãoSarrico, Cláudia S.Repositório da Universidade de LisboaBento, José Pedro Fernandes Morais2015-05-06T11:42:04Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8540porBento, José Pedro Fernandes Morais (2014). "Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:31.491437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
title Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
spellingShingle Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
Bento, José Pedro Fernandes Morais
Gestão de Desempenho
Medidas de Desempenho
Objectivos de Desempenho
Crise
Canal Horeca
Sector das Bebidas
Performance Management
Performance Measures
Performance Goals
Crisis
Out of Home Channel
Drinks Sector
title_short Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
title_full Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
title_fullStr Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
title_full_unstemmed Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
title_sort Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
author Bento, José Pedro Fernandes Morais
author_facet Bento, José Pedro Fernandes Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarrico, Cláudia S.
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, José Pedro Fernandes Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Desempenho
Medidas de Desempenho
Objectivos de Desempenho
Crise
Canal Horeca
Sector das Bebidas
Performance Management
Performance Measures
Performance Goals
Crisis
Out of Home Channel
Drinks Sector
topic Gestão de Desempenho
Medidas de Desempenho
Objectivos de Desempenho
Crise
Canal Horeca
Sector das Bebidas
Performance Management
Performance Measures
Performance Goals
Crisis
Out of Home Channel
Drinks Sector
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-06T11:42:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8540
url http://hdl.handle.net/10400.5/8540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bento, José Pedro Fernandes Morais (2014). "Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131034526154752