Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8540 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_b1dbdea1b9c4c7e6dd080329ee9f3447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidasGestão de DesempenhoMedidas de DesempenhoObjectivos de DesempenhoCriseCanal HorecaSector das BebidasPerformance ManagementPerformance MeasuresPerformance GoalsCrisisOut of Home ChannelDrinks SectorMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA gestão de desempenho é um tema bastante importante e que, cada vez mais, está presente no seio das empresas enquanto requisito obrigatório para definição e elaboração dos planos estratégicos de negócio. Num contexto de crise, onde as necessidades dos consumidores e clientes se alteram, é importante definir medidas que permitam avaliar corretamente o desempenho, e recolher a perceção dos clientes relativamente ao desempenho da empresa, para poder agir rapidamente para atingir os objetivos de negócio. No presente estudo, através da análise numa organização do sector das bebidas, em específico no canal Horeca, analisa-se a importância de determinados fatores ou medidas de desempenho, apontados pela literatura e enunciados por Slack et al (2010), e também a variação do desempenho da empresa em contexto de crise, comparando os anos de 2009 e 2014. Para fazer essa análise, cuja amostra foi constituída por 421 inquiridos, procedeu-se à elaboração de questionários realizados presencialmente através de administração indireta e contando com a rede de comerciais da organização em estudo. Os resultados demonstraram que, dos fatores de desempenho analisados, como a Qualidade, o Preço/Custo, a Flexibilidade, a Confiabilidade e a Rapidez, a "Qualidade" e o "Preço/Custo" assumem-se como os mais importantes para o sucesso do negócio do canal Horeca. Já o desempenho da empresa conseguiu manter-se em padrões elevados de satisfação, mesmo tendo em conta o contexto de crise.The performance management is a very important issue that is increasingly present within organizations as mandatory requirement for the definition and development of strategic business plans. In a crisis context, where the needs of consumers and customers change, it's important to define measures to properly measure performance, and collect customers perception about the performance of the company's services and products, to be able to act quickly to achieve business goals. The present TFM, trough an analysis of an organizations of refreshing drinks, particularly in the "Out of Home" channel, analyzes the importance of specific performance factors or measures, collect through literature review and listed by Slack et al (2010), and also the variation in the performance of the company in crisis contexts, comparing the years 2009 and 2014. The sample was composed by 421 respondents in surveys conducted in person through indirect administration and with the help of the company's commercial team. The results demonstrated that, between the performance factors chosen for analysis, that are Quality, Price/Cost, Flexibility, Speed and Dependability, the factos Quality and Price/Cost are assumed as the most important for the success of the "Out of Home" channel, and the business performance of the company keep the satisfaction higher, even in the crisis context.Instituto Superior de Economia e GestãoSarrico, Cláudia S.Repositório da Universidade de LisboaBento, José Pedro Fernandes Morais2015-05-06T11:42:04Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8540porBento, José Pedro Fernandes Morais (2014). "Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:31.491437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
title |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
spellingShingle |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas Bento, José Pedro Fernandes Morais Gestão de Desempenho Medidas de Desempenho Objectivos de Desempenho Crise Canal Horeca Sector das Bebidas Performance Management Performance Measures Performance Goals Crisis Out of Home Channel Drinks Sector |
title_short |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
title_full |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
title_fullStr |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
title_full_unstemmed |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
title_sort |
Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas |
author |
Bento, José Pedro Fernandes Morais |
author_facet |
Bento, José Pedro Fernandes Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarrico, Cláudia S. Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, José Pedro Fernandes Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Desempenho Medidas de Desempenho Objectivos de Desempenho Crise Canal Horeca Sector das Bebidas Performance Management Performance Measures Performance Goals Crisis Out of Home Channel Drinks Sector |
topic |
Gestão de Desempenho Medidas de Desempenho Objectivos de Desempenho Crise Canal Horeca Sector das Bebidas Performance Management Performance Measures Performance Goals Crisis Out of Home Channel Drinks Sector |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-05-06T11:42:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8540 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bento, José Pedro Fernandes Morais (2014). "Importância de diferentes factores de desempenho no canal Horeca em contexto de crise económica : análise numa organização do sector das bebidas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131034526154752 |