Uma avaliação diagnóstica do conhecimento matemático de um aluno com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Otília Fernanda Gomes da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/119
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal a realização de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos matemáticos de um aluno do 9.º ano de escolaridade com Deficiência Mental, no que respeita ao tema Números e Operações. Também se pretendeu indagar se a avaliação efetuada pelos professores de Educação Especial sobre o aluno em causa, relativa ao tema Números e Operações, é semelhante ao resultado do diagnóstico realizado por mim. A base bibliográfica para este estudo foi organizada em dois capítulos – Capítulo II, A Deficiência Mental, e Capítulo III, A Matemática e a Deficiência Mental – onde apresento as posições de diversos autores sobre os temas em estudo e sintetizo a documentação que rege hoje, em Portugal, a Educação Especial e que considerei pertinente para esta pesquisa. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa de caráter interpretativo, com um design de estudo de caso e, para a recolha de informação, recorreu-se à realização de sete sessões com o aluno, à análise documental e a uma entrevista com uma das professoras da equipa de Educação Especial que acompanha o aluno. Os principais resultados permitiram definir quais os conhecimentos que o aluno adquiriu na área dos Números e Operações e, considerando o caráter hierárquico da matemática, em particular neste tema específico, foi também possível saber quais os patamares cognitivos que não conseguiu ultrapassar. Quanto à comparação entre a avaliação efetuada pelos professores de Educação Especial sobre o aluno, relativamente ao tema Números e Operações, e a avaliação diagnóstica realizado por mim neste trabalho, verifiquei que coincidiam em alguns aspetos mas que, noutros, as informações recolhidas nas tarefas propostas por mim ao aluno e as disponibilizadas pela professora não eram coincidentes. Abstract This work aims to carry out a diagnostic assessment of a student's mathematical knowledge of the 9 th grade with Mental Disabilities, regarding the topic Numbers and Operations. It is also intended to investigate whether the evaluation made by Special Education teachers about the student in question, on the topic Numbers and Operations, is similar to the result of the diagnosis made by me. The revision of literature is organized into two chapters – Chapter II, Mental Disability, and Chapter III, Mathematics and Mental Disability – where I present the positions of various authors on the topics under study and summarize the documentation that govern today in Portugal Special Education, and I considered relevant for this research. I opted for a qualitative research methodology of interpretative character, with a design case study, and to collect information, we resorted to the fulfilment of seven sessions with the student, document analysis and an interview with one of the teachers of Special Education team who is accompanying the student. The main results allowed to define what knowledge the student could acquire in the area of Numbers and Operations, and considering the hierarchical character of mathematics, particularly in this specific topic, it was also possible to know which cognitive levels he was unable to overcome. Regarding the similarity of the evaluation conducted by Special Education teachers about the student on the topic of Numbers and Operations, and diagnostic evaluation performed by me in this work, it was found that overlapped in some aspects, but in others the informations gathered in the tasks proposed by myself to the student and the ones provided by the teacher were not coincidental.
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Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa de caráter interpretativo, com um design de estudo de caso e, para a recolha de informação, recorreu-se à realização de sete sessões com o aluno, à análise documental e a uma entrevista com uma das professoras da equipa de Educação Especial que acompanha o aluno. Os principais resultados permitiram definir quais os conhecimentos que o aluno adquiriu na área dos Números e Operações e, considerando o caráter hierárquico da matemática, em particular neste tema específico, foi também possível saber quais os patamares cognitivos que não conseguiu ultrapassar. Quanto à comparação entre a avaliação efetuada pelos professores de Educação Especial sobre o aluno, relativamente ao tema Números e Operações, e a avaliação diagnóstica realizado por mim neste trabalho, verifiquei que coincidiam em alguns aspetos mas que, noutros, as informações recolhidas nas tarefas propostas por mim ao aluno e as disponibilizadas pela professora não eram coincidentes. Abstract This work aims to carry out a diagnostic assessment of a student's mathematical knowledge of the 9 th grade with Mental Disabilities, regarding the topic Numbers and Operations. It is also intended to investigate whether the evaluation made by Special Education teachers about the student in question, on the topic Numbers and Operations, is similar to the result of the diagnosis made by me. The revision of literature is organized into two chapters – Chapter II, Mental Disability, and Chapter III, Mathematics and Mental Disability – where I present the positions of various authors on the topics under study and summarize the documentation that govern today in Portugal Special Education, and I considered relevant for this research. I opted for a qualitative research methodology of interpretative character, with a design case study, and to collect information, we resorted to the fulfilment of seven sessions with the student, document analysis and an interview with one of the teachers of Special Education team who is accompanying the student. The main results allowed to define what knowledge the student could acquire in the area of Numbers and Operations, and considering the hierarchical character of mathematics, particularly in this specific topic, it was also possible to know which cognitive levels he was unable to overcome. Regarding the similarity of the evaluation conducted by Special Education teachers about the student on the topic of Numbers and Operations, and diagnostic evaluation performed by me in this work, it was found that overlapped in some aspects, but in others the informations gathered in the tasks proposed by myself to the student and the ones provided by the teacher were not coincidental.Orientação: Prof.º Doutor João Sampaio Maia.2013-08-14T18:00:09Z2013-02-05T12:00:58Z2013-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, O.F.G.S.(2012). Uma avaliação diagnóstica do conhecimento matemático de um aluno com deficiência mental [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/119http://hdl.handle.net/11328/119Pinto, O.F.G.S.(2012). Uma avaliação diagnóstica do conhecimento matemático de um aluno com deficiência mental [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/119http://hdl.handle.net/11328/119porCota: TME 481Pinto, Otília Fernanda Gomes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:18Zoai:repositorio.upt.pt:11328/119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:53.116095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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