As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9421
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_b20a8141c8054435fb17f7abe05d16dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do InstagramRelações públicasFutebol - primeira ligaComunicaçãoEstratégia de comunicaçãoPortugalSocial mediaInstagramPublic relationsFootball - Premier LeagueCommunicationCommunication strategyDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Neste estudo pretende-se compreender a realidade dos clubes profissionais de futebol da primeira liga portuguesa em relação às estratégias de comunicação nos Social Media (SM), analisando com maior profundidade as estratégias na plataforma Instagram, através de um ponto de vista das RP nas organizações desportivas (RPOD), pois estes canais têm vindo a ganhar muita importância para os clubes de futebol. Este estudo terá como base uma metodologia mista, numa primeira fase através do método qualitativo que consistirá na realização de entrevistas aos responsáveis pelos SM de cada clube que permitirá compreender as estratégias e cujos resultados servirão como base para uma segunda fase, que diz respeito à investigação empírica, em que iremos analisar o perfil de Instagram de cada clube escolhido ao longo da época 2015/2016, análise esta de carácter quantitativo. O procedimento de escolha dos clubes a analisar foi verificar qual o clube com a melhor classificação dentro de cada área geográfica escolhida na tabela de classificação da Liga NOS de 2015/16 em que selecionamos quatro clubes, o Sport Lisboa e Benfica de Lisboa, o Futebol Clube do Porto do Porto, o Clube Desportivo de Tondela do interior e o Club Sport Marítimo de uma região autónoma. Com a metodologia acima apresentada será possível nesta investigação compreender e caracterizar a comunicação nos social media destas organizações ao longo de uma época. Recorrendo aos métodos acima referidos será possível compreender e caracterizar a comunicação destas organizações nos social media, nomeadamente os princípios que orientam a comunicação no Instagram, para além de criar conhecimentos que possam vir a ser relevantes para investigações futuras e para a prática profissional nestas áreas.ABSTRACT: The purpose of this study is to understand communication strategies in Social Media (SM), but specifically Instagram, through the point of view of Sports Public Relations in order to have a better comprehension of the main league Portuguese professional football clubs, because these communication channels have been gaining great importance for football clubs. In the first stage, we will develop a literature review and then proceed with a mixed research methodology, combining a qualitative and quantitative method. The qualitative method is the interviews conducted to professionals responsible for the social media (SM). The quantitative method is the analysis of Instagram profiles during the 2015/2016 football season of 2015/2016 for the specific clubs studied. The criteria used for the selection of the football clubs were the league table of Liga NOS 2015/2016 in which we selected four clubs according to their geographic distribution: Sport Lisboa e Benfica from Lisbon, Futebol Clube do Porto from Porto, Clube Desportivo de Tondela from the interior of the country and Club Sport Marítimo from an autonomous region of Madeira. With the methodology presented previously, it will be possible in this investigation to comprehend and characterize the communication of sports organizations during the season of football. Applying the method mentioned above it will be conceivable to comprehend and characterize the communication of these organizations in social media, especially the principles that guide their communication on Instagram, apart from creating knowledge that can be relevant for future investigations and for professional practice in these areas.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialNeto, César Humberto PimentelJorge, Nuno da SilvaRCIPLSantos, Patrícia Ferreira2019-02-05T14:59:18Z2018-12-192018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9421TID:202127451porSantos, P. F. (2018). As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:59.788324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
title As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
spellingShingle As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
Santos, Patrícia Ferreira
Relações públicas
Futebol - primeira liga
Comunicação
Estratégia de comunicação
Portugal
Social media
Instagram
Public relations
Football - Premier League
Communication
Communication strategy
title_short As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
title_full As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
title_fullStr As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
title_full_unstemmed As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
title_sort As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram
author Santos, Patrícia Ferreira
author_facet Santos, Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, César Humberto Pimentel
Jorge, Nuno da Silva
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Futebol - primeira liga
Comunicação
Estratégia de comunicação
Portugal
Social media
Instagram
Public relations
Football - Premier League
Communication
Communication strategy
topic Relações públicas
Futebol - primeira liga
Comunicação
Estratégia de comunicação
Portugal
Social media
Instagram
Public relations
Football - Premier League
Communication
Communication strategy
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2018-12-19T00:00:00Z
2019-02-05T14:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9421
TID:202127451
url http://hdl.handle.net/10400.21/9421
identifier_str_mv TID:202127451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, P. F. (2018). As estratégias de social media dos clubes da Primeira Liga de Futebol em Portugal: o caso do Instagram. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443789946880