Papel da brinquedoteca na recuperação da criança hospitalizada sob a ótica de pais e responsáveis
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Publication Date: | 2020 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Summary: | Introdução: a hospitalização infantil representa incontáveis consequências para a criança, sua família e toda a equipe de saúde, concebidas por comportamentos depressivos e/ou agressivos e atitudes pouco colaborativas que interferem no cuidado em saúde. A brinquetoteca é um dos métodos para a humanização da assistência pediátrica. Objetivo: compreender como pais e responsáveis percebem a brinquedoteca na recuperação de suas crianças hospitalizadas. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram 15 pais ou responsáveis pelas crianças internadas na unidade pediátrica, por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado. Os conteúdos dos depoimentos foram organizados e analisados pelo referencial de Bardin. Resultados: a sala de brincar é terapêutica e pais e responsáveis percebem a redução das tensões em suas crianças hospitalizadas, o aumento de sua autoestima e maior sensação de segurança, o que contribui para sua recuperação. Emergiram tres categorias temáticas: O tempo de hospitalização sendo ocupado; O vínculo criado pelas brincadeiras entre os responsáveis e as criança; e O brincar como recurso terapêutico. Conclusões: atividades lúdicas revestem-se da dimensão terapêutica, reconhecida pelos pais ou responsáveis. As equipes de saúde devem refletir e implementar brincadeiras que promovam atendimento humanizado e viabilizem maior relacionamento entre os pequenos e os adultos. |
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Papel da brinquedoteca na recuperação da criança hospitalizada sob a ótica de pais e responsáveisPerception of parents or guardians about the toy library as a therapeutic resource in child carePediatric Nursing; Humanization of Assistance; Play Therapy; Parents; Health of Institutionalized Children.Enfermagem Pediátrica; Humanização da Assistência; Ludoterapia; Pais; Saúde da Criança Institucionalizada.Introdução: a hospitalização infantil representa incontáveis consequências para a criança, sua família e toda a equipe de saúde, concebidas por comportamentos depressivos e/ou agressivos e atitudes pouco colaborativas que interferem no cuidado em saúde. A brinquetoteca é um dos métodos para a humanização da assistência pediátrica. Objetivo: compreender como pais e responsáveis percebem a brinquedoteca na recuperação de suas crianças hospitalizadas. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram 15 pais ou responsáveis pelas crianças internadas na unidade pediátrica, por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado. Os conteúdos dos depoimentos foram organizados e analisados pelo referencial de Bardin. Resultados: a sala de brincar é terapêutica e pais e responsáveis percebem a redução das tensões em suas crianças hospitalizadas, o aumento de sua autoestima e maior sensação de segurança, o que contribui para sua recuperação. Emergiram tres categorias temáticas: O tempo de hospitalização sendo ocupado; O vínculo criado pelas brincadeiras entre os responsáveis e as criança; e O brincar como recurso terapêutico. Conclusões: atividades lúdicas revestem-se da dimensão terapêutica, reconhecida pelos pais ou responsáveis. As equipes de saúde devem refletir e implementar brincadeiras que promovam atendimento humanizado e viabilizem maior relacionamento entre os pequenos e os adultos.Introduction: the childhood hospitalization has countless consequences for the child, his family and the entire health team, which contribute to depressive and / or aggressive behaviours and, also, uncooperative attitudes that interfere in health care. The toy library is one of the methods for the humanization of paediatric care. Goals: to understand how parents and guardians perceive the toy library in the recovery of their hospitalized children. Method: exploratory, descriptive research with a qualitative approach. 15 parents or guardians of the children admitted to the paediatric unit participated, through an interview based on a semi-structured script. The results were organized and analysed by the Bardin framework. Results: the playroom is therapeutic and parents and guardians perceive the reduction of tensions in their hospitalized children, the increase in their self-esteem and a sense of security, which contributes to their recovery. Three thematic categories emerged: Hospitalization time being occupied; The bond created by games between parents and children; and Playing as a therapeutic resource. Conclusions: the playful activities have the therapeutic dimension, which was recognized by the parents or guardians. Health teams must reflect and implement more games that promote humanized care and are able to strengthen the bond between children and adults.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.239-250https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.239-250New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 239-250New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 239-250New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 239-2502184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/161https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/161/159Cesário, Fernanda AmorimPinto, Suelen Fernanda CoutinhoAniceto, Thaís de FreitasJardim, Alessandra Silva LimaAraújo, Claudirene MilagresTorres, Lilian Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:28Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:00.260560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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