Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5499 |
Resumo: | Este trabalho tem como objectivo de descrever e analisar a passagem de três alunos com surdez pré-linguística pelo Ensino Básico em São Vicente, Pólo nº 18, escola de Fonte Inês. A ausência de uma língua gestual cabo-verdiana estruturada, professores que na sua formação inicial não contempla a valência “crianças com Necessidades Educativas Especiais”, nesse caso a surdez, a escola sem condições estruturais e pedagógicos adequados a esses alunos, constituem sem dúvida factores oponentes para o seu desenvolvimento sócio-escolar. É um estudo qualitativo, longitudinal, onde foram efectuadas entrevistas semidirectivas a professores e elementos da equipa da Sala de Recursos de São Vicente. Dos resultados obtidos percebeu-se a existência de quatro elementos de análise. Perante este cenário conclui-se que a passagem do aluno com surdez pelo ensino básico, limita-se ao cumprimento de mais uma etapa da sua vida enquanto criança em idade escolar, visto que não adquire nenhuma ou quase nenhuma competência, que lhe permite avançar em termos académicos. |
id |
RCAP_b223d765d1948eaba2f4d51e27c7e80e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São VicenteA Língua GestualA SurdezDesenvolvimento Cognitivo e MetacognitivoInteracção EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objectivo de descrever e analisar a passagem de três alunos com surdez pré-linguística pelo Ensino Básico em São Vicente, Pólo nº 18, escola de Fonte Inês. A ausência de uma língua gestual cabo-verdiana estruturada, professores que na sua formação inicial não contempla a valência “crianças com Necessidades Educativas Especiais”, nesse caso a surdez, a escola sem condições estruturais e pedagógicos adequados a esses alunos, constituem sem dúvida factores oponentes para o seu desenvolvimento sócio-escolar. É um estudo qualitativo, longitudinal, onde foram efectuadas entrevistas semidirectivas a professores e elementos da equipa da Sala de Recursos de São Vicente. Dos resultados obtidos percebeu-se a existência de quatro elementos de análise. Perante este cenário conclui-se que a passagem do aluno com surdez pelo ensino básico, limita-se ao cumprimento de mais uma etapa da sua vida enquanto criança em idade escolar, visto que não adquire nenhuma ou quase nenhuma competência, que lhe permite avançar em termos académicos.This paper aims to describe and analyze the passage of three students with prelinguistico deafness by Basic Education in São Vicente, Pole Nº 18, School Font Inês. The absence of a sign language cape Verdean structured, teachers in their initial training does not include the valence “Children with Special Educational Needs”, in which case the hearing, the school without structural conditions and educational programs for these students, are undoubtedly factors opponents to their socio-school. It is a qualitative study, longitudinal, where interviews were conducted semidirectivas teachers and members of the team’s Resource Room of São Vicente. From the results it was noticed that there are four elements of analysis. Against this background it is concluded that the passage of deat students by education, is limited to the completion of another stage of life as child of school age, since they do not get little or no ability, allowing you to proceed in academic terms.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumAlmeida, Luciano José Silva2018-07-27T15:43:23Z2014-6-172014-07-212014-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5499TID:201637936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:23.948670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
title |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
spellingShingle |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente Almeida, Luciano José Silva A Língua Gestual A Surdez Desenvolvimento Cognitivo e Metacognitivo Interacção Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
title_full |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
title_fullStr |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
title_full_unstemmed |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
title_sort |
Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente |
author |
Almeida, Luciano José Silva |
author_facet |
Almeida, Luciano José Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Maria de Fátima de Jesus uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luciano José Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A Língua Gestual A Surdez Desenvolvimento Cognitivo e Metacognitivo Interacção Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
A Língua Gestual A Surdez Desenvolvimento Cognitivo e Metacognitivo Interacção Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho tem como objectivo de descrever e analisar a passagem de três alunos com surdez pré-linguística pelo Ensino Básico em São Vicente, Pólo nº 18, escola de Fonte Inês. A ausência de uma língua gestual cabo-verdiana estruturada, professores que na sua formação inicial não contempla a valência “crianças com Necessidades Educativas Especiais”, nesse caso a surdez, a escola sem condições estruturais e pedagógicos adequados a esses alunos, constituem sem dúvida factores oponentes para o seu desenvolvimento sócio-escolar. É um estudo qualitativo, longitudinal, onde foram efectuadas entrevistas semidirectivas a professores e elementos da equipa da Sala de Recursos de São Vicente. Dos resultados obtidos percebeu-se a existência de quatro elementos de análise. Perante este cenário conclui-se que a passagem do aluno com surdez pelo ensino básico, limita-se ao cumprimento de mais uma etapa da sua vida enquanto criança em idade escolar, visto que não adquire nenhuma ou quase nenhuma competência, que lhe permite avançar em termos académicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-6-17 2014-07-21 2014-07-21T00:00:00Z 2018-07-27T15:43:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5499 TID:201637936 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5499 |
identifier_str_mv |
TID:201637936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136360502657024 |