Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luciano José Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5499
Resumo: Este trabalho tem como objectivo de descrever e analisar a passagem de três alunos com surdez pré-linguística pelo Ensino Básico em São Vicente, Pólo nº 18, escola de Fonte Inês. A ausência de uma língua gestual cabo-verdiana estruturada, professores que na sua formação inicial não contempla a valência “crianças com Necessidades Educativas Especiais”, nesse caso a surdez, a escola sem condições estruturais e pedagógicos adequados a esses alunos, constituem sem dúvida factores oponentes para o seu desenvolvimento sócio-escolar. É um estudo qualitativo, longitudinal, onde foram efectuadas entrevistas semidirectivas a professores e elementos da equipa da Sala de Recursos de São Vicente. Dos resultados obtidos percebeu-se a existência de quatro elementos de análise. Perante este cenário conclui-se que a passagem do aluno com surdez pelo ensino básico, limita-se ao cumprimento de mais uma etapa da sua vida enquanto criança em idade escolar, visto que não adquire nenhuma ou quase nenhuma competência, que lhe permite avançar em termos académicos.
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