A aprendizagem por problemas na formação em tecnologias da saúde: um caso de inovação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Hermínia Brites
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15509
Resumo: Mestrado em Educação Médica
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spelling A aprendizagem por problemas na formação em tecnologias da saúde: um caso de inovação curricularAprendizagem por problemasEducação médicaDesenvolvimento curricularProblem-based learningMedical educationCurriculum developmentMestrado em Educação MédicaA Aprendizagem por Problemas (APP) constitui actualmente uma metodologia educativa com crescente utilização não só em instituições de Ensino Superior como também nos níveis de escolaridade básico e secundário. Apesar da literatura da especialidade ser rica em obras centradas nesta metodologia, os dados de investigação continuam a ser contraditórios e insuficientes para fundamentar a sua implementação eficiente, o que cria uma lacuna que é pertinente preencher. Pretendeu-se com o presente estudo atingir os seguintes objectivos: 1) criar actividades de APP; 2) descrever o processo de integração dessas actividades no funcionamento de uma disciplina essencialmente transmissiva; 3) analisar os efeitos da integração das actividades de APP nos alunos; 4) caracterizar o ambiente de aprendizagem gerado. A natureza dos objectivos enunciados implicou um desenho de investigação em duas fases, uma de criação dos problemas e das actividades, seguida de outra fase de implementação e estudo das implicações educativas da APP. Seguiu-se uma metodologia essencialmente qualitativa baseada em estudo de caso. Os participantes foram os alunos de uma disciplina integrada no curso de Cardiopneumologia da responsabilidade da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. A investigadora foi também a docente que implementou as actividades. Como métodos de recolha de dados seguiu-se a observação participante, a entrevista (semi-estruturada e informal), o questionário e a análise documental. A análise dos resultados permitiu identificar um conjunto de factores condicionantes da implementação da APP, assim como alguns dos seus efeitos no desenvolvimento de diferentes competências e nas atitudes dos alunos. Entre os resultados obtidos evidencia-se que a APP pode funcionar como metodologia alternativa à convencional para a aquisição de conhecimentos e que os alunos reconhecem a importância da APP para o desenvolvimento de aptidões relevantes para a futura prática profissional e para as exigências da sociedade actual.ABSTRACT - Presently, Problem-Based Learning (PBL) is an educational method that has been increasingly implemented in higher education institutions and schools. In spite of the rich and diverse literature centered on this method, research data remain contradictory and insufficient for the efficient implementation of PBL. This framework enhances the pertinence to develop research on this issue. The study’s purposes were the following: 1) to create PBL activities; 2) to describe the process of integrating the activities in a course in which conventional, transmissive strategies are mainly used; 3) to analyze the effects of PBL integration in students’ performance and attitudes; 4) to characterize the generated learning environment. The research design included two phases: the first one about the conception and construction of the PBL-based activities, and the second one about the implementation process and research focused on the effects of PBL. Participants were the students of a course that is part of the curriculum of a higher education institution for health sciences in Lisbon. The researcher was also the teacher that implemented PBL activities. Data collection methods were participant observation, semi-structured and informal interviews, tests, and document analysis. A set of factors was identified that either limit or enable PBL implementation. Results showed some relationships between this method and students’ performance and attitudes toward the course. Results enhanced that PBL may work as an alternative for students’ knowledge acquisition and that students perceive PBL's relevance for the development of important skills for their future professional practice as well as for the demands of present society.Chagas, IsabelRCIPLDias, Hermínia Brites2023-02-08T18:15:29Z2004-042004-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15509porDias HB. A aprendizagem por problemas na formação em tecnologias da saúde: um caso de inovação curricular [dissertation]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2004.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:10.214377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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