Estudo comparativo da coordenação motora, entre crianças do meio rural e do meio urbano, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, na região Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Susana Filipa Proença
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15002
Resumo: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição que afeta cerca de 5 a 6 % da população escolar. Como Psicmotricista, todos os esforços de tentar compreender melhor como ajudar as crianças a desenvolver a coordenação de uma maneira mais eficaz são importantes. Neste sentido, este estudo contou com a aplicação de um questionário sócio-demográfico em forma de entrevista e o uso da bateria Movement Assessment Battery for Children (M-ABC 2), objetivando a confirmação do modelo teórico para comparar a Coordenação Motora em crianças do meio rural e urbano com idades compreendidas dos 3 aos 6 anos de idade da região do Alentejo, Portugal. Como o ambiente em que o indivíduo está inserido, em particular a criança, afeta em muito as suas vivências e o seu Desenvolvimento Motor, realizamos um estudo comparativo para este população tendo em conta o facto de residirem em meio urbano ou rural. O estudo teve uma amostra com 318 crianças (159 do género feminino e 159 do género masculino), em que 225 são residentes de zonas urbanas e 93 de zonas rurais. Os resultados indicam a confirmação do modelo teórico do M-ABC 2, mostrando a sua adequação e, para além disso, indica que existem diferenças significativas nas provas de Dextralidade Manual, concretamente na DM1 e DM2, mostrando que o meio urbano é propício a um desenvolvimento mais eficaz da velocidade e destreza manual, relativas à coordenação fina; Abstract: Comparative study of Motor Coordination, between children of rural areas and urban areas, with ages between 3 and 6 years old, in the Alentejo Region. Developmental Motor Coordination Disorder it´s a condition that affects 5 to 6% of the scholar population. As Psicomotrician all efforts to understand better how to develop in a more efficient way the children coordination is important. In this sense, this study uses a a socio-demographic questionnaire applied in an interview and the Movement Assessment battery for Children (M-ABC 2), to tries and confirm is theoretical model and, to compare de motor Coordination in the task´s on the M-ABC 2, in children with 3-6 years old from Alentejo region, in Portugal. As the environment in which the individual is ensired, in particular in the case of children, affects is experiences and their Motor Development, we performed a comparative study in this population. Taking in account if the place where they live in a urban or rural area. The sample was 318 children (159 male and 159 female), in which 225 are from urban areas and 93 are from rural areas. The results show us that the theoretical model of M-ABC 2 is confirmed, showing that it´s use is appropriated Furthermore, this study shows that there are significant differences in the Manual dexterity tasks, more specifically in DM1 and DM2, showing that children of urban areas have a more efficient velocity, manual dexterity, relative to thin coordination.
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