A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Cristina Santana Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30533
Resumo: O presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi aplicado numa turma de 1º ano. O tema do projeto recaiu sobre a Introdução à Educação Literária tendo como principais objetivos desenvolver a leitura e a escrita, aumentar o vocabulário dos alunos e promover o gosto pela leitura e manuseamento dos livros. Tendo presente este enquadramento, o projeto girou em torno da atividade educativa e pedagógica A Hora do Conto. Senti a necessidade de trabalhar neste sentido uma vez que é escassa a leitura e o contacto que os alunos têm com os livros, seja em casa ou até mesmo em sala de aula, neste contexto. É notório que a educação literária não é uma componente imprescindível na sala de aula, no entanto é através da mesma que podemos desenvolver a leitura, o gosto pela mesma e até mesmo a escrita. Uma vez que o vocabulário dos alunos desta turma é muito limitado e não existem hábitos de leitura, porque também ainda estão a aprender a fazê-lo, procurei desenvolver um projeto que estimulasse os alunos nesse sentido, de modo a que possam desenvolver essas competências. Outros motivos que contribuíram para a escolha deste tema foram o facto de os alunos apresentarem comportamentos menos próprios no manuseamento dos livros e ainda o desinteresse pelo cantinho da biblioteca já existente na sala de aula, que foi remodelado durante o projeto. Através das conclusões obtidas, posso afirmar que foi possível proporcionar aos alunos uma variedade de vivências, as quais contribuíram para o desenvolvimento da leitura e para o interesse pelos livros. Esse desenvolvimento e esse interesse foi notório em conversas informais e formais com os alunos, na análise dos livros e contos lidos e até no desejo que os alunos criaram em deslocar-se até ao cantinho da biblioteca com mais frequência.
id RCAP_b24f4472800fe00158df30d1b452d7c2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escritaEducação literáriaHora do ContoAprendizagem da leitura e escritaLivrosLiterary educationStory TimeReading and writing learningBooksO presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi aplicado numa turma de 1º ano. O tema do projeto recaiu sobre a Introdução à Educação Literária tendo como principais objetivos desenvolver a leitura e a escrita, aumentar o vocabulário dos alunos e promover o gosto pela leitura e manuseamento dos livros. Tendo presente este enquadramento, o projeto girou em torno da atividade educativa e pedagógica A Hora do Conto. Senti a necessidade de trabalhar neste sentido uma vez que é escassa a leitura e o contacto que os alunos têm com os livros, seja em casa ou até mesmo em sala de aula, neste contexto. É notório que a educação literária não é uma componente imprescindível na sala de aula, no entanto é através da mesma que podemos desenvolver a leitura, o gosto pela mesma e até mesmo a escrita. Uma vez que o vocabulário dos alunos desta turma é muito limitado e não existem hábitos de leitura, porque também ainda estão a aprender a fazê-lo, procurei desenvolver um projeto que estimulasse os alunos nesse sentido, de modo a que possam desenvolver essas competências. Outros motivos que contribuíram para a escolha deste tema foram o facto de os alunos apresentarem comportamentos menos próprios no manuseamento dos livros e ainda o desinteresse pelo cantinho da biblioteca já existente na sala de aula, que foi remodelado durante o projeto. Através das conclusões obtidas, posso afirmar que foi possível proporcionar aos alunos uma variedade de vivências, as quais contribuíram para o desenvolvimento da leitura e para o interesse pelos livros. Esse desenvolvimento e esse interesse foi notório em conversas informais e formais com os alunos, na análise dos livros e contos lidos e até no desejo que os alunos criaram em deslocar-se até ao cantinho da biblioteca com mais frequência.This project was developed in the scope of the Curricular Unit Stage III of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. It was applied in the 1st class and observed the Introduction to Literary Education as theme, whose main objectives were to develop reading and writing, increase students vocabulary and promote a taste for reading and handling books. Bearing in mind this framework, the project revolved around the educational and pedagogical activity “A Hora do Conto”. I felt the need to work in this direction as there is little reading and contact that students have with books, whether at home or even in the classroom, in this context. It is notorious that literary education is not an indispensable component in the classroom, however it is through it that we can develop reading, a taste for it and even writing. Since the vocabulary of the students in this class is very limited and there are no reading habits due to the fact that they are still learning to do so, I tried to develop a project that would encourage students to follow this direction in a way that they can develop this kind of skils. Other reasons that contributed to the choice of this theme were the fact that the students presented less proper behaviors in the handling of books and the lack of interest in the library corner that already exists in the classroom, which was refurbished during the project. Through the conclusions obtained, I can state that it was possible to provide students with a variety of experiences, which contributed to the development of reading and interest in books. This development and interest was clearly present in informal and formal dialog with students, in the analysis of books and short stories read, and even in the desire that students created to go to the corner of the library more often.Pereira, LucianoRepositório ComumSimões, Ana Cristina Santana Marques2019-12-17T14:53:50Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30533TID:202360105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.355203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
title A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
spellingShingle A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
Simões, Ana Cristina Santana Marques
Educação literária
Hora do Conto
Aprendizagem da leitura e escrita
Livros
Literary education
Story Time
Reading and writing learning
Books
title_short A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
title_full A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
title_fullStr A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
title_full_unstemmed A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
title_sort A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
author Simões, Ana Cristina Santana Marques
author_facet Simões, Ana Cristina Santana Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Cristina Santana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Hora do Conto
Aprendizagem da leitura e escrita
Livros
Literary education
Story Time
Reading and writing learning
Books
topic Educação literária
Hora do Conto
Aprendizagem da leitura e escrita
Livros
Literary education
Story Time
Reading and writing learning
Books
description O presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi aplicado numa turma de 1º ano. O tema do projeto recaiu sobre a Introdução à Educação Literária tendo como principais objetivos desenvolver a leitura e a escrita, aumentar o vocabulário dos alunos e promover o gosto pela leitura e manuseamento dos livros. Tendo presente este enquadramento, o projeto girou em torno da atividade educativa e pedagógica A Hora do Conto. Senti a necessidade de trabalhar neste sentido uma vez que é escassa a leitura e o contacto que os alunos têm com os livros, seja em casa ou até mesmo em sala de aula, neste contexto. É notório que a educação literária não é uma componente imprescindível na sala de aula, no entanto é através da mesma que podemos desenvolver a leitura, o gosto pela mesma e até mesmo a escrita. Uma vez que o vocabulário dos alunos desta turma é muito limitado e não existem hábitos de leitura, porque também ainda estão a aprender a fazê-lo, procurei desenvolver um projeto que estimulasse os alunos nesse sentido, de modo a que possam desenvolver essas competências. Outros motivos que contribuíram para a escolha deste tema foram o facto de os alunos apresentarem comportamentos menos próprios no manuseamento dos livros e ainda o desinteresse pelo cantinho da biblioteca já existente na sala de aula, que foi remodelado durante o projeto. Através das conclusões obtidas, posso afirmar que foi possível proporcionar aos alunos uma variedade de vivências, as quais contribuíram para o desenvolvimento da leitura e para o interesse pelos livros. Esse desenvolvimento e esse interesse foi notório em conversas informais e formais com os alunos, na análise dos livros e contos lidos e até no desejo que os alunos criaram em deslocar-se até ao cantinho da biblioteca com mais frequência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T14:53:50Z
2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30533
TID:202360105
url http://hdl.handle.net/10400.26/30533
identifier_str_mv TID:202360105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378366529536