A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30533 |
Resumo: | O presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi aplicado numa turma de 1º ano. O tema do projeto recaiu sobre a Introdução à Educação Literária tendo como principais objetivos desenvolver a leitura e a escrita, aumentar o vocabulário dos alunos e promover o gosto pela leitura e manuseamento dos livros. Tendo presente este enquadramento, o projeto girou em torno da atividade educativa e pedagógica A Hora do Conto. Senti a necessidade de trabalhar neste sentido uma vez que é escassa a leitura e o contacto que os alunos têm com os livros, seja em casa ou até mesmo em sala de aula, neste contexto. É notório que a educação literária não é uma componente imprescindível na sala de aula, no entanto é através da mesma que podemos desenvolver a leitura, o gosto pela mesma e até mesmo a escrita. Uma vez que o vocabulário dos alunos desta turma é muito limitado e não existem hábitos de leitura, porque também ainda estão a aprender a fazê-lo, procurei desenvolver um projeto que estimulasse os alunos nesse sentido, de modo a que possam desenvolver essas competências. Outros motivos que contribuíram para a escolha deste tema foram o facto de os alunos apresentarem comportamentos menos próprios no manuseamento dos livros e ainda o desinteresse pelo cantinho da biblioteca já existente na sala de aula, que foi remodelado durante o projeto. Através das conclusões obtidas, posso afirmar que foi possível proporcionar aos alunos uma variedade de vivências, as quais contribuíram para o desenvolvimento da leitura e para o interesse pelos livros. Esse desenvolvimento e esse interesse foi notório em conversas informais e formais com os alunos, na análise dos livros e contos lidos e até no desejo que os alunos criaram em deslocar-se até ao cantinho da biblioteca com mais frequência. |
id |
RCAP_b24f4472800fe00158df30d1b452d7c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escritaEducação literáriaHora do ContoAprendizagem da leitura e escritaLivrosLiterary educationStory TimeReading and writing learningBooksO presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi aplicado numa turma de 1º ano. O tema do projeto recaiu sobre a Introdução à Educação Literária tendo como principais objetivos desenvolver a leitura e a escrita, aumentar o vocabulário dos alunos e promover o gosto pela leitura e manuseamento dos livros. Tendo presente este enquadramento, o projeto girou em torno da atividade educativa e pedagógica A Hora do Conto. Senti a necessidade de trabalhar neste sentido uma vez que é escassa a leitura e o contacto que os alunos têm com os livros, seja em casa ou até mesmo em sala de aula, neste contexto. É notório que a educação literária não é uma componente imprescindível na sala de aula, no entanto é através da mesma que podemos desenvolver a leitura, o gosto pela mesma e até mesmo a escrita. Uma vez que o vocabulário dos alunos desta turma é muito limitado e não existem hábitos de leitura, porque também ainda estão a aprender a fazê-lo, procurei desenvolver um projeto que estimulasse os alunos nesse sentido, de modo a que possam desenvolver essas competências. Outros motivos que contribuíram para a escolha deste tema foram o facto de os alunos apresentarem comportamentos menos próprios no manuseamento dos livros e ainda o desinteresse pelo cantinho da biblioteca já existente na sala de aula, que foi remodelado durante o projeto. Através das conclusões obtidas, posso afirmar que foi possível proporcionar aos alunos uma variedade de vivências, as quais contribuíram para o desenvolvimento da leitura e para o interesse pelos livros. Esse desenvolvimento e esse interesse foi notório em conversas informais e formais com os alunos, na análise dos livros e contos lidos e até no desejo que os alunos criaram em deslocar-se até ao cantinho da biblioteca com mais frequência.This project was developed in the scope of the Curricular Unit Stage III of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. It was applied in the 1st class and observed the Introduction to Literary Education as theme, whose main objectives were to develop reading and writing, increase students vocabulary and promote a taste for reading and handling books. Bearing in mind this framework, the project revolved around the educational and pedagogical activity “A Hora do Conto”. I felt the need to work in this direction as there is little reading and contact that students have with books, whether at home or even in the classroom, in this context. It is notorious that literary education is not an indispensable component in the classroom, however it is through it that we can develop reading, a taste for it and even writing. Since the vocabulary of the students in this class is very limited and there are no reading habits due to the fact that they are still learning to do so, I tried to develop a project that would encourage students to follow this direction in a way that they can develop this kind of skils. Other reasons that contributed to the choice of this theme were the fact that the students presented less proper behaviors in the handling of books and the lack of interest in the library corner that already exists in the classroom, which was refurbished during the project. Through the conclusions obtained, I can state that it was possible to provide students with a variety of experiences, which contributed to the development of reading and interest in books. This development and interest was clearly present in informal and formal dialog with students, in the analysis of books and short stories read, and even in the desire that students created to go to the corner of the library more often.Pereira, LucianoRepositório ComumSimões, Ana Cristina Santana Marques2019-12-17T14:53:50Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30533TID:202360105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.355203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
title |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
spellingShingle |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita Simões, Ana Cristina Santana Marques Educação literária Hora do Conto Aprendizagem da leitura e escrita Livros Literary education Story Time Reading and writing learning Books |
title_short |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_fullStr |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_sort |
A Hora do Conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita |
author |
Simões, Ana Cristina Santana Marques |
author_facet |
Simões, Ana Cristina Santana Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Luciano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Ana Cristina Santana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Hora do Conto Aprendizagem da leitura e escrita Livros Literary education Story Time Reading and writing learning Books |
topic |
Educação literária Hora do Conto Aprendizagem da leitura e escrita Livros Literary education Story Time Reading and writing learning Books |
description |
O presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi aplicado numa turma de 1º ano. O tema do projeto recaiu sobre a Introdução à Educação Literária tendo como principais objetivos desenvolver a leitura e a escrita, aumentar o vocabulário dos alunos e promover o gosto pela leitura e manuseamento dos livros. Tendo presente este enquadramento, o projeto girou em torno da atividade educativa e pedagógica A Hora do Conto. Senti a necessidade de trabalhar neste sentido uma vez que é escassa a leitura e o contacto que os alunos têm com os livros, seja em casa ou até mesmo em sala de aula, neste contexto. É notório que a educação literária não é uma componente imprescindível na sala de aula, no entanto é através da mesma que podemos desenvolver a leitura, o gosto pela mesma e até mesmo a escrita. Uma vez que o vocabulário dos alunos desta turma é muito limitado e não existem hábitos de leitura, porque também ainda estão a aprender a fazê-lo, procurei desenvolver um projeto que estimulasse os alunos nesse sentido, de modo a que possam desenvolver essas competências. Outros motivos que contribuíram para a escolha deste tema foram o facto de os alunos apresentarem comportamentos menos próprios no manuseamento dos livros e ainda o desinteresse pelo cantinho da biblioteca já existente na sala de aula, que foi remodelado durante o projeto. Através das conclusões obtidas, posso afirmar que foi possível proporcionar aos alunos uma variedade de vivências, as quais contribuíram para o desenvolvimento da leitura e para o interesse pelos livros. Esse desenvolvimento e esse interesse foi notório em conversas informais e formais com os alunos, na análise dos livros e contos lidos e até no desejo que os alunos criaram em deslocar-se até ao cantinho da biblioteca com mais frequência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T14:53:50Z 2019-12 2019-12 2019-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30533 TID:202360105 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30533 |
identifier_str_mv |
TID:202360105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135378366529536 |