Regular o ensino com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45614 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo compreender como, num contexto de trabalho colaborativo, professores de Matemática do 2.º ciclo regulam o ensino, com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem. Pretendeu-se com este estudo compreender como os professores regulam o seu ensino e como integram a informação recolhida, após a sua concretização em sala de aula com tecnologia, procurando integrá-la nas planificações seguintes. A fundamentação teórica deste estudo assume que uma prática efetiva de avaliação reguladora do ensino depende do envolvimento do professor num ciclo de questionamento e de construção do conhecimento. Planifica estratégias avaliativas reguladoras do ensino e da aprendizagem e coloca em prática na sala de aula, e interpreta o efeito dessas estratégias nos alunos através de dados recolhidos nas suas produções escritas e da sua interação na sala de aula. Reflete, em conjunto, sobre o ensino com colegas e especialista, usando os resultados obtidos, no sentido de melhorar o seu ensino contribuindo para que planificações futuras possam integrar conhecimentos decorrentes de experiências anteriores. No final, o professor volta ao ponto de partida se identificar novos desafios, ou novos ciclos de reflexão, reconstruindo conhecimentos, crenças e conceções contribuindo, assim, para melhorar as suas competências e aprofundar o seu conhecimento profissional. O estudo é de natureza interpretativa e o design é de estudo de caso, num contexto de trabalho colaborativo entre a investigadora e dois professores de Matemática a lecionar o 5.º ano de escolaridade. Neste contexto, foram construídas tarefas com utilização da tecnologia e concebidas estratégias avaliativas para a aprendizagem. A recolha de dados incluiu entrevistas aos professores, registos áudio e vídeo das aulas e das sessões de trabalho colaborativo, e, ainda a análise documental relativa aos materiais produzidos e às produções dos alunos. A análise de dados incidiu sobre como os professores planificam, colocam em prática as estratégias avaliativas, interpretam o efeito das estratégias nos alunos e refletem em conjunto sobre o ensino. Os resultados revelam que, durante a planificação, a utilização dos critérios de avaliação ajudam a orientar o tipo de questões a colocar nas tarefas para desenvolver nos alunos o raciocínio abdutivo e respetiva elaboração de conjeturas, bem como a reformular a elaboração de questões tendo em consideração a forma como os alunos reagiram, integrando a reflexão anterior à ação e pós-ação. Após a reflexão sobre a prática, os professores reconhecem importância ao binómio tarefas que usam tecnologia e avaliação reguladora para ajudar a perceber a importância de cada etapa de trabalho de natureza exploratória, quer com alunos, quer com os colegas. Utilizam os critérios de avaliação como suporte para as suas decisões, ajudando a reformular as questões colocadas aos alunos e a apoiar e reformular a atividade de dar feedback escrito nas produções dos alunos. |
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Regular o ensino com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagemRegulação do ensinoPráticas avaliativas reguladoras da aprendizagem da MatemáticaGeoGebraGeometriaTrabalho colaborativoTeaching regulationAssessment for mathematic learningGeometryCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo tem por objetivo compreender como, num contexto de trabalho colaborativo, professores de Matemática do 2.º ciclo regulam o ensino, com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem. Pretendeu-se com este estudo compreender como os professores regulam o seu ensino e como integram a informação recolhida, após a sua concretização em sala de aula com tecnologia, procurando integrá-la nas planificações seguintes. A fundamentação teórica deste estudo assume que uma prática efetiva de avaliação reguladora do ensino depende do envolvimento do professor num ciclo de questionamento e de construção do conhecimento. Planifica estratégias avaliativas reguladoras do ensino e da aprendizagem e coloca em prática na sala de aula, e interpreta o efeito dessas estratégias nos alunos através de dados recolhidos nas suas produções escritas e da sua interação na sala de aula. Reflete, em conjunto, sobre o ensino com colegas e especialista, usando os resultados obtidos, no sentido de melhorar o seu ensino contribuindo para que planificações futuras possam integrar conhecimentos decorrentes de experiências anteriores. No final, o professor volta ao ponto de partida se identificar novos desafios, ou novos ciclos de reflexão, reconstruindo conhecimentos, crenças e conceções contribuindo, assim, para melhorar as suas competências e aprofundar o seu conhecimento profissional. O estudo é de natureza interpretativa e o design é de estudo de caso, num contexto de trabalho colaborativo entre a investigadora e dois professores de Matemática a lecionar o 5.º ano de escolaridade. Neste contexto, foram construídas tarefas com utilização da tecnologia e concebidas estratégias avaliativas para a aprendizagem. A recolha de dados incluiu entrevistas aos professores, registos áudio e vídeo das aulas e das sessões de trabalho colaborativo, e, ainda a análise documental relativa aos materiais produzidos e às produções dos alunos. A análise de dados incidiu sobre como os professores planificam, colocam em prática as estratégias avaliativas, interpretam o efeito das estratégias nos alunos e refletem em conjunto sobre o ensino. Os resultados revelam que, durante a planificação, a utilização dos critérios de avaliação ajudam a orientar o tipo de questões a colocar nas tarefas para desenvolver nos alunos o raciocínio abdutivo e respetiva elaboração de conjeturas, bem como a reformular a elaboração de questões tendo em consideração a forma como os alunos reagiram, integrando a reflexão anterior à ação e pós-ação. Após a reflexão sobre a prática, os professores reconhecem importância ao binómio tarefas que usam tecnologia e avaliação reguladora para ajudar a perceber a importância de cada etapa de trabalho de natureza exploratória, quer com alunos, quer com os colegas. Utilizam os critérios de avaliação como suporte para as suas decisões, ajudando a reformular as questões colocadas aos alunos e a apoiar e reformular a atividade de dar feedback escrito nas produções dos alunos.This study aims to understand how mathematics teachers regulate teaching with tasks that use technology accompanied by a formative assessment for learning, in a context of collaborative work. The aim of this study is to understand how the teachers regulate their own teaching. In other words, how they integrate the information collected after implementation in the classroom with technology into the following plans. The theoretical framework of this study assumes that an effective assessment practice for the regulation of teaching depends on the teacher's involvement in a cycle of questioning and knowledge construction. The teacher plans assessment strategies to regulate teaching and learning and puts them into practice in the classroom, and interprets the effect of these strategies on students through data collected in their written productions and their interaction in the classroom. The teacher reflects on teaching with colleagues and specialist, using the results obtained, in order to improve their lessons, contributing to future plans that can integrate knowledge from previous experiences. In the end, the teacher returns to the starting point if he identifies new challenges, or new cycles of reflection, reconstructing knowledge, beliefs and conceptions, thus contributing to improve his skills and deepen professional knowledge. The study is interpretative in nature, in a case study format, in a context of collaborative work between the researcher and two mathematics teachers teaching the 5th grade. In this context, tasks were built with the use of technology and formative assessment strategies for learning were designed. The data were collected through observation, with audio and video recordings of lessons, and collaborative working sessions and include interviews with teachers, as well as documentary analysis of the materials produced and the students' productions. Data analysis focused on how teachers plan to teach, how they put assessment strategies into practice, how they interpret the effect of strategies on students and how they reflect on teaching. The results reveal that, during the planning, the use of the assessment criteria help to guide the type of questions to be asked in the tasks to develop in the students the abductive reasoning and the conjecture formulation, as well as to reformulate questions taking into consideration the way students reacted, integrating pre-action and post-action reflection. After reflecting on their practice, teachers recognize the importance of tasks that use technology and assessment for learning to realize the importance of each stage of work of an exploratory nature, both with students and colleagues. They use the assessment criteria to support their decisions, reformulate the questions posed to students, and also to support and reformulate the activity of giving written feedback on students' productions.Santos, Leonor, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Elvira Maria Tavares Lázaro dos2020-12-30T11:53:47Z2020-072020-032020-07-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45614TID:101457880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:01:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:01:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo tem por objetivo compreender como, num contexto de trabalho colaborativo, professores de Matemática do 2.º ciclo regulam o ensino, com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem. Pretendeu-se com este estudo compreender como os professores regulam o seu ensino e como integram a informação recolhida, após a sua concretização em sala de aula com tecnologia, procurando integrá-la nas planificações seguintes. A fundamentação teórica deste estudo assume que uma prática efetiva de avaliação reguladora do ensino depende do envolvimento do professor num ciclo de questionamento e de construção do conhecimento. Planifica estratégias avaliativas reguladoras do ensino e da aprendizagem e coloca em prática na sala de aula, e interpreta o efeito dessas estratégias nos alunos através de dados recolhidos nas suas produções escritas e da sua interação na sala de aula. Reflete, em conjunto, sobre o ensino com colegas e especialista, usando os resultados obtidos, no sentido de melhorar o seu ensino contribuindo para que planificações futuras possam integrar conhecimentos decorrentes de experiências anteriores. No final, o professor volta ao ponto de partida se identificar novos desafios, ou novos ciclos de reflexão, reconstruindo conhecimentos, crenças e conceções contribuindo, assim, para melhorar as suas competências e aprofundar o seu conhecimento profissional. O estudo é de natureza interpretativa e o design é de estudo de caso, num contexto de trabalho colaborativo entre a investigadora e dois professores de Matemática a lecionar o 5.º ano de escolaridade. Neste contexto, foram construídas tarefas com utilização da tecnologia e concebidas estratégias avaliativas para a aprendizagem. A recolha de dados incluiu entrevistas aos professores, registos áudio e vídeo das aulas e das sessões de trabalho colaborativo, e, ainda a análise documental relativa aos materiais produzidos e às produções dos alunos. A análise de dados incidiu sobre como os professores planificam, colocam em prática as estratégias avaliativas, interpretam o efeito das estratégias nos alunos e refletem em conjunto sobre o ensino. Os resultados revelam que, durante a planificação, a utilização dos critérios de avaliação ajudam a orientar o tipo de questões a colocar nas tarefas para desenvolver nos alunos o raciocínio abdutivo e respetiva elaboração de conjeturas, bem como a reformular a elaboração de questões tendo em consideração a forma como os alunos reagiram, integrando a reflexão anterior à ação e pós-ação. Após a reflexão sobre a prática, os professores reconhecem importância ao binómio tarefas que usam tecnologia e avaliação reguladora para ajudar a perceber a importância de cada etapa de trabalho de natureza exploratória, quer com alunos, quer com os colegas. Utilizam os critérios de avaliação como suporte para as suas decisões, ajudando a reformular as questões colocadas aos alunos e a apoiar e reformular a atividade de dar feedback escrito nas produções dos alunos. |
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