Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Renata Cezar
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262868
Resumo: Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento.
id UFRGS-2_7ddb9e0a1c879fc73dca325d728ecaad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Renata CezarNotare, Márcia Rodrigues2023-08-01T03:32:50Z20231850-9959http://hdl.handle.net/10183/262868001171677Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento.This article analyzes how students interact when inserted in a Virtual Learning Environment (VLE) that integrates the Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG) as features of GeoGebra (VMTwG), for the collaborative learning of Geometry. VMTwG allows students to solve problems collaboratively and for the teacher to follow the construction and collaboration process that took place during the resolution of the proposed activity. In order to analyze the collaboration processes between students at VMTwG and the learning of geometric concepts, qualitative research was carried out with undergraduate students in Mathematics during Emergency Remote Teaching in the discipline of Geometry I. Interactions in environment were analyzed in the light of the five-stage onlinelearning model, looking for clues that would show collaborative learning. The results show that the process of thinking together collaboratively provided an appropriation of geometric concepts by students, evidencing actions such as negotiations of meanings and shared construction of knowledge.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 98-109.Geometria dinâmicaAprendizagem da matemáticaAprendizagem colaborativaGeoGebra : SoftwareCollaborative dynamic geometryGeometry learningCollaborative learningGeoGebraVMTwGGeometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwGDynamic Geometry Collaborative : an analysis with the VMTwG environmentEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171677.pdf.txt001171677.pdf.txtExtracted Texttext/plain57813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/2/001171677.pdf.txt1e089105d2c63363d9d16e5bf861716dMD52ORIGINAL001171677.pdfTexto completoapplication/pdf713942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/1/001171677.pdf7247d71da26bd8597d796b510fccad56MD5110183/2628682023-08-02 03:31:20.629185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dynamic Geometry Collaborative : an analysis with the VMTwG environment
title Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
spellingShingle Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
Pinto, Renata Cezar
Geometria dinâmica
Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
GeoGebra : Software
Collaborative dynamic geometry
Geometry learning
Collaborative learning
GeoGebra
VMTwG
title_short Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
title_full Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
title_fullStr Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
title_full_unstemmed Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
title_sort Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
author Pinto, Renata Cezar
author_facet Pinto, Renata Cezar
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Renata Cezar
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
GeoGebra : Software
topic Geometria dinâmica
Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
GeoGebra : Software
Collaborative dynamic geometry
Geometry learning
Collaborative learning
GeoGebra
VMTwG
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative dynamic geometry
Geometry learning
Collaborative learning
GeoGebra
VMTwG
description Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:32:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262868
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-9959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171677
identifier_str_mv 1850-9959
001171677
url http://hdl.handle.net/10183/262868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 98-109.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/2/001171677.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/1/001171677.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e089105d2c63363d9d16e5bf861716d
7247d71da26bd8597d796b510fccad56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093328666624