A formação do educador-professor com perfil de investigador-reflexivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4047 |
Resumo: | A formação de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, com o Processo de Bolonha, está integrada no ciclo de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ciclo de estudos as unidades curriculares de prática de ensino supervisionado visam a formação e a integração do futuro docente no exercício da vida profissional, de forma progressiva e supervisionada, em contexto real, pretendendo-se o desenvolvimento de competências profissionais promotoras de um desempenho crítico e reflexivo. Assim, em contexto de sala de atividades e de sala de aula os alunos observam, analisam as práticas pedagógicas implementadas pelos supervisores titulares e posteriormente, de modo orientado, desenvolvem capacidades de elaboração de planificações, de realização de atividades pedagógicas e reflexão sobre as suas práticas de ensino. É neste contexto que o grupo de docentes da supervisão das unidades curriculares de prática de ensino supervisionado construíram, para os alunos, grelhas/roteiros para o registo do processo de ensino e aprendizagem, observado e do efetuado ao longo das regências, pretendendo-se uma articulação da dimensão do conhecimento disciplinar e o desenvolvimento de competências de investigação com vista a uma formação que se quer investigativa-reflexiva. A posteriori, foram operacionalizadas quatro categorias de análise: i) Fundamentação das opções pedagógico-didáticas; ii) Evolução na operacionalização da estratégia, iii) Realização de pesquisa específica sobre o processo de ensino e aprendizagem; iv) Envolvimento do grupo de PES na articulação do processo de ensino e aprendizagem, as quais foram sendo justificadas com transcrições fidedignas das reflexões dos estagiários no contexto da prática de ensino supervisionada. A presente comunicação pretende apresentar a experiência da escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda em relação à prática de ensino supervisionada realizada ao longo dos últimos cinco anos. |
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A formação do educador-professor com perfil de investigador-reflexivoeducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoprática de ensino supervisionadasupervisão 1º ciclo do ensino básicoA formação de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, com o Processo de Bolonha, está integrada no ciclo de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ciclo de estudos as unidades curriculares de prática de ensino supervisionado visam a formação e a integração do futuro docente no exercício da vida profissional, de forma progressiva e supervisionada, em contexto real, pretendendo-se o desenvolvimento de competências profissionais promotoras de um desempenho crítico e reflexivo. Assim, em contexto de sala de atividades e de sala de aula os alunos observam, analisam as práticas pedagógicas implementadas pelos supervisores titulares e posteriormente, de modo orientado, desenvolvem capacidades de elaboração de planificações, de realização de atividades pedagógicas e reflexão sobre as suas práticas de ensino. É neste contexto que o grupo de docentes da supervisão das unidades curriculares de prática de ensino supervisionado construíram, para os alunos, grelhas/roteiros para o registo do processo de ensino e aprendizagem, observado e do efetuado ao longo das regências, pretendendo-se uma articulação da dimensão do conhecimento disciplinar e o desenvolvimento de competências de investigação com vista a uma formação que se quer investigativa-reflexiva. A posteriori, foram operacionalizadas quatro categorias de análise: i) Fundamentação das opções pedagógico-didáticas; ii) Evolução na operacionalização da estratégia, iii) Realização de pesquisa específica sobre o processo de ensino e aprendizagem; iv) Envolvimento do grupo de PES na articulação do processo de ensino e aprendizagem, as quais foram sendo justificadas com transcrições fidedignas das reflexões dos estagiários no contexto da prática de ensino supervisionada. A presente comunicação pretende apresentar a experiência da escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda em relação à prática de ensino supervisionada realizada ao longo dos últimos cinco anos.Instituto Politécnico de Bragança2018-07-08T22:38:10Z2018-07-082016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/4047http://hdl.handle.net/10314/4047por978-972-745-206-4Velho, FilomenaFerreira, EduardaBrito, ElisabeteRodrigues, Florbelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:50Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:11.814456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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