As atitudes dos alunos sobre o trabalho em grupo cooperativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3012 |
Resumo: | A Aprendizagem Cooperativa é considerada uma metodologia de ensino eficaz na garantia do sucesso escolar dos alunos. No entanto, o trabalho em grupo cooperativo é encarado para alguns alunos, como uma abordagem que acarreta algumas limitações. A presente investigação teve como principais objetivos: - Investigar as atitudes dos alunos em relação ao trabalho em grupo cooperativo utilizado nas aulas de Biologia e Geologia; - Identificar as principais razões que conduzem os alunos a valorizar ou não este tipo de trabalho; - Conhecer os principais benefícios e desvantagens que os alunos apontam para o trabalho em grupo cooperativo. A amostra deste estudo foi constituída por 86 alunos (41 raparigas e 45 rapazes) de quatro turmas do décimo primeiro ano de escolaridade. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se o questionário “Trabalhar em Grupo Cooperativo”, que foi adaptado do questionário “Collaborative Learning in the EAP Classroom: Students´ Percptions” de Brown (2008), composto por 29 itens, 27 de natureza quantitativa e 2 de natureza qualitativa. A partir da análise dos dados fica claro que os alunos consideraram que o trabalho em grupo cooperativo utilizado nas aulas de Biologia e Geologia ajudou na melhoria das suas aprendizagens, não só académicas (91%), como sociais e psicológicas (83%). Ousamos admitir ainda que gostariam que professores de outras disciplinas utilizassem esta metodologia na sala de aula (88%). No entanto, apesar destes resultados serem altamente positivos, existem algumas desvantagens que devem ser reconhecidas e consequentemente tratadas pelos professores. Dos alunos que constituíram a amostra, 57% reconheceram que foi difícil conseguir que alguns colegas participassem ativamente nas tarefas, 10.8% admitiram a existência de distrações dentro do grupo, de conversas paralelas, da ausência de cooperação e da existência de injustiças na distribuição das notas. |
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