Films and destination image: when violence is based on history

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Arthur Filipe Barbosa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10186
Resumo: O presente trabalho visa aferir os efeitos de filmes com roteiros negativos na imagem dos destinos neles mostrados. Para isto, o caso do filme “Cidade de Deus” e da imagem do Brasil enquanto desitno foi adotado. De modo a cumprir tal objetivo, o filme foi exibido em sessões fechadas, nas quais os participantes foram solicitados preencher um questionário antes e um depois de assití-lo. Os resultados demonstram que os efeitos do filme na imagem do destino são maioritariamente negativos. Porém, o filme aumentou as intenções de visita para pequeno grupo de participantes, casos nos quais as paisagens mostradas foram o elemento mais relevante. Conclui-se que filmes com roteiros negativos tendem a tornar as avaliações dos espectadores sobre o destino em geral mais negativas, inclusive nos aspetos não diretamente relacionados ao filme. A idéia de que mesmo filmes com com conteúdo negativo podem ser vantajosos para a atração de segmentos específicos também é corroborada. Os resultados também demostram a necessidade de mais estudos empíricos sobre a influencia de filmes com roteiros negativos nos destinos mostrados, como o seu efeito de longa duração na imagem destes destinos.
id RCAP_b295ab521d07d3cfdcbc3f46fd57b1dc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Films and destination image: when violence is based on historyGestão do turismoTurismo: MarketingCinema: Aspectos sociaisComportamento do consumidorO presente trabalho visa aferir os efeitos de filmes com roteiros negativos na imagem dos destinos neles mostrados. Para isto, o caso do filme “Cidade de Deus” e da imagem do Brasil enquanto desitno foi adotado. De modo a cumprir tal objetivo, o filme foi exibido em sessões fechadas, nas quais os participantes foram solicitados preencher um questionário antes e um depois de assití-lo. Os resultados demonstram que os efeitos do filme na imagem do destino são maioritariamente negativos. Porém, o filme aumentou as intenções de visita para pequeno grupo de participantes, casos nos quais as paisagens mostradas foram o elemento mais relevante. Conclui-se que filmes com roteiros negativos tendem a tornar as avaliações dos espectadores sobre o destino em geral mais negativas, inclusive nos aspetos não diretamente relacionados ao filme. A idéia de que mesmo filmes com com conteúdo negativo podem ser vantajosos para a atração de segmentos específicos também é corroborada. Os resultados também demostram a necessidade de mais estudos empíricos sobre a influencia de filmes com roteiros negativos nos destinos mostrados, como o seu efeito de longa duração na imagem destes destinos.The present work aimed to assess the effects of films with negative plots on the image of the destinations they depict. For that purpose, the case of City of God and the image of Brazil were adopted. In order to fulfill that goal, the film was screened in closed sections in which participants were solicited to fill out one questionnaire before and one after seeing the film. The results show that the film’s effect on the destination’s image was mostly negative. However, for a group of viewers the film increased intentions to visit the country, in which cases the landscapes depicted were the most relevant factor. It is concluded that negative plot films tend to turn viewers’ evaluations generally more negative, including on the aspects not directly related to the film. Also, the idea that even films with negative plots may be advantageous in attracting certain specific segments was corroborated. The results also call for more empirical studies within the influence of films with negative plots on the depicted destinations, like their long-lasting effect on the destination image.Universidade de Aveiro2013-04-12T15:06:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10186engAraújo, Arthur Filipe Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:43Zoai:ria.ua.pt:10773/10186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:51.645236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Films and destination image: when violence is based on history
title Films and destination image: when violence is based on history
spellingShingle Films and destination image: when violence is based on history
Araújo, Arthur Filipe Barbosa de
Gestão do turismo
Turismo: Marketing
Cinema: Aspectos sociais
Comportamento do consumidor
title_short Films and destination image: when violence is based on history
title_full Films and destination image: when violence is based on history
title_fullStr Films and destination image: when violence is based on history
title_full_unstemmed Films and destination image: when violence is based on history
title_sort Films and destination image: when violence is based on history
author Araújo, Arthur Filipe Barbosa de
author_facet Araújo, Arthur Filipe Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Arthur Filipe Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Turismo: Marketing
Cinema: Aspectos sociais
Comportamento do consumidor
topic Gestão do turismo
Turismo: Marketing
Cinema: Aspectos sociais
Comportamento do consumidor
description O presente trabalho visa aferir os efeitos de filmes com roteiros negativos na imagem dos destinos neles mostrados. Para isto, o caso do filme “Cidade de Deus” e da imagem do Brasil enquanto desitno foi adotado. De modo a cumprir tal objetivo, o filme foi exibido em sessões fechadas, nas quais os participantes foram solicitados preencher um questionário antes e um depois de assití-lo. Os resultados demonstram que os efeitos do filme na imagem do destino são maioritariamente negativos. Porém, o filme aumentou as intenções de visita para pequeno grupo de participantes, casos nos quais as paisagens mostradas foram o elemento mais relevante. Conclui-se que filmes com roteiros negativos tendem a tornar as avaliações dos espectadores sobre o destino em geral mais negativas, inclusive nos aspetos não diretamente relacionados ao filme. A idéia de que mesmo filmes com com conteúdo negativo podem ser vantajosos para a atração de segmentos específicos também é corroborada. Os resultados também demostram a necessidade de mais estudos empíricos sobre a influencia de filmes com roteiros negativos nos destinos mostrados, como o seu efeito de longa duração na imagem destes destinos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-12T15:06:40Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10186
url http://hdl.handle.net/10773/10186
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137520138584064