Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Maria Goreti Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85468
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b29fe9f214847e41499bed8016dd8111
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do InglêsPromoting intercultural awareness through teaching and leaning EnglishMétodos de ensino de línguas estrangeirasInglêsInterculturlidadeAtitudes interculturaisMateriais autênticosForeign language teaching methodsEnglishInterculturalityIntercultural attitudesAuthentic materialsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está dividido em três partes: apresenta-se em primeiro lugar uma descrição do contexto em que foi realizada a prática pedagógica supervisionada; em segundo lugar, uma descrição das atividades realizadas e uma reflexão sobre as expectativas e desempenho próprios; e por último, uma abordagem ao tema “A promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês”Desta forma, na primeira parte, é descrito o meio sociocultural e económico onde desenvolvi a prática pedagógica no ano letivo de 2016/2017, na Escola Secundária de Gouveia, bem como as turmas em que lecionei. De seguida, na segunda parte, é elaborada uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica, descrevendo as atividades letivas e extraletivas empreendidas e refletindo sobre os processos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional gerados no estágio, mencionando as expectativas prévias e fazendo um balanço do resultado final. Na terceira parte apresento uma abordagem à promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês, focando a estruturação da competência intercultural a partir de um contexto cultural, bem como os estereótipos, preconceitos e atitudes interculturais, e dando exemplos da implementação da dimensão intercultural nas aulas. Ainda nesta parte é desenvolvida uma reflexão sobre os métodos, materiais e recursos de ensino-aprendizagem usados nas atividades pedagógicas e didáticas, destacando a importância da autenticidade dos materiais. Finalmente, são apresentadas várias propostas didáticas, para as quais aqueles são mobilizados.The present report, prepared in for the Master’s degree in Teaching English as a Foreign Language, is divided into three parts: the first part describes the context where the teaching internship took place; the second part presents a critical assessment of the curricular and extra-curricular activities that I carried out, as well as a reflection about my initial expectations and self performance; the last part focuses on the topic “Promoting intercultural awareness through teaching and learning English”. Thus, the first part describes the social, cultural and economic context where the teaching internship took place in the school year of 2016/2017, in the Agrupamento de Escolas de Gouveia, as well as both classes where I taught. In the second part, I reflect upon the experience of the internship, describing the activities I carried out inside and outside of the classroom, and make an assessment of my performance and development during the teaching internship, concluding with a global consideration of the results obtained. The third part addresses the question of how foreign language acquisition can promote intercultural awareness. I focus on the development of the intercultural competence, taking into account the cultural context, stereotypes, prejudice and intercultural attitudes, and present examples of the implementation of the intercultural dimension in the classroom. This part also presents a reflection about the methods, materials and resources used in classroom activities, highlighting the importance of using authentic materials. At the end, some lesson plans are presented, illustrating the use of this type of material.2017-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85468http://hdl.handle.net/10316/85468TID:202043339pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Maria Goreti Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-03T10:54:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:46.788982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
Promoting intercultural awareness through teaching and leaning English
title Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
spellingShingle Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
Miguel, Maria Goreti Fernandes
Métodos de ensino de línguas estrangeiras
Inglês
Interculturlidade
Atitudes interculturais
Materiais autênticos
Foreign language teaching methods
English
Interculturality
Intercultural attitudes
Authentic materials
title_short Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
title_full Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
title_fullStr Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
title_full_unstemmed Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
title_sort Promoção da consciência intercultural no ensino e aprendizagem do Inglês
author Miguel, Maria Goreti Fernandes
author_facet Miguel, Maria Goreti Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Maria Goreti Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino de línguas estrangeiras
Inglês
Interculturlidade
Atitudes interculturais
Materiais autênticos
Foreign language teaching methods
English
Interculturality
Intercultural attitudes
Authentic materials
topic Métodos de ensino de línguas estrangeiras
Inglês
Interculturlidade
Atitudes interculturais
Materiais autênticos
Foreign language teaching methods
English
Interculturality
Intercultural attitudes
Authentic materials
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85468
http://hdl.handle.net/10316/85468
TID:202043339
url http://hdl.handle.net/10316/85468
identifier_str_mv TID:202043339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959809925120