Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Luis Eduardo Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7880
Resumo: A presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada.
id RCAP_b2abb5da049adadd12dce21be07ae5ec
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-maMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS EDUCACIONAISE-LEARNINGAPRENDIZAGEMESTUDOS DE CASOENSINO SUPERIORPRÁTICAS PEDAGÓGICASBRASILENSINO À DISTÂNCIAEDUCATIONEDUCATIONAL TECHNOLOGIESE-LEARNINGLEARNINGCASE STUDIESHIGHER EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESBRAZILDISTANCE LEARNINGA presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada.This research is based on the use of processes and Learning Object selection for Distance Education identified the characteristics that they should have. The descriptive and quantitative procedures had a case study based educators at a university in which it sought to analysis in relation to their qualitative significance. The results point to the need for implementation of some critical factors including the qualification of the actors involved. It was stressed that for selection of OA should be taken to be based on the definition of educational strategy that can use multiple joint theoretical positions to balance said pedagogical and technical aspects. The study of the educator profile pointed to computer use in educational practice to three years or more motivated way, acting as a teacher planner or classroom tutoring. They showed a high awareness of the need to take into account the O.A selection criteria change in coordinator behavior. Ratified to these perceived characteristics of educators through the specific analyzes of this object, even if finding them multifocal educational aspects of those objects, since it was not significant prevalence in relation to a characteristic significantly prominently.2017-05-15T16:54:06Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7880TID:201689316porNeves, Luis Eduardo Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:57.441899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
title Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
spellingShingle Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
Neves, Luis Eduardo Pinheiro
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
E-LEARNING
APRENDIZAGEM
ESTUDOS DE CASO
ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
BRASIL
ENSINO À DISTÂNCIA
EDUCATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
E-LEARNING
LEARNING
CASE STUDIES
HIGHER EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
BRAZIL
DISTANCE LEARNING
title_short Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
title_full Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
title_fullStr Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
title_full_unstemmed Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
title_sort Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
author Neves, Luis Eduardo Pinheiro
author_facet Neves, Luis Eduardo Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Luis Eduardo Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
E-LEARNING
APRENDIZAGEM
ESTUDOS DE CASO
ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
BRASIL
ENSINO À DISTÂNCIA
EDUCATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
E-LEARNING
LEARNING
CASE STUDIES
HIGHER EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
BRAZIL
DISTANCE LEARNING
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
E-LEARNING
APRENDIZAGEM
ESTUDOS DE CASO
ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
BRASIL
ENSINO À DISTÂNCIA
EDUCATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
E-LEARNING
LEARNING
CASE STUDIES
HIGHER EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
BRAZIL
DISTANCE LEARNING
description A presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-15T16:54:06Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7880
TID:201689316
url http://hdl.handle.net/10437/7880
identifier_str_mv TID:201689316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131206798802944