Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7880 |
Resumo: | A presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada. |
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Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-maMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS EDUCACIONAISE-LEARNINGAPRENDIZAGEMESTUDOS DE CASOENSINO SUPERIORPRÁTICAS PEDAGÓGICASBRASILENSINO À DISTÂNCIAEDUCATIONEDUCATIONAL TECHNOLOGIESE-LEARNINGLEARNINGCASE STUDIESHIGHER EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESBRAZILDISTANCE LEARNINGA presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada.This research is based on the use of processes and Learning Object selection for Distance Education identified the characteristics that they should have. The descriptive and quantitative procedures had a case study based educators at a university in which it sought to analysis in relation to their qualitative significance. The results point to the need for implementation of some critical factors including the qualification of the actors involved. It was stressed that for selection of OA should be taken to be based on the definition of educational strategy that can use multiple joint theoretical positions to balance said pedagogical and technical aspects. The study of the educator profile pointed to computer use in educational practice to three years or more motivated way, acting as a teacher planner or classroom tutoring. They showed a high awareness of the need to take into account the O.A selection criteria change in coordinator behavior. Ratified to these perceived characteristics of educators through the specific analyzes of this object, even if finding them multifocal educational aspects of those objects, since it was not significant prevalence in relation to a characteristic significantly prominently.2017-05-15T16:54:06Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7880TID:201689316porNeves, Luis Eduardo Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:57.441899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma Neves, Luis Eduardo Pinheiro MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E-LEARNING APRENDIZAGEM ESTUDOS DE CASO ENSINO SUPERIOR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BRASIL ENSINO À DISTÂNCIA EDUCATION EDUCATIONAL TECHNOLOGIES E-LEARNING LEARNING CASE STUDIES HIGHER EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES BRAZIL DISTANCE LEARNING |
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A presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada. |
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