Inteligência emocional, trabalho emocional e ajustamento psicológico em professores do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folião, Catarina Santos Vieira Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3301
Resumo: Ainda que a inteligência emocional seja atualmente um tema de ampla exploração na investigação em Psicologia, são ainda escassos os estudos em território nacional que exploram a sua influência em classes profissionais específicas como os professores do Ensino Superior. Esta classe profissional é apontada como sendo uma das que mais necessita de regular as suas emoções para ir ao encontro das expectativas exigidas a estes profissionais, sendo que estas exigências de interação e modificação emocional comportam consequências para estes profissionais, como o burnout. Assim, o presente estudo procura compreender a influência da inteligência emocional na vivência do trabalho emocional em professores do Ensino Superior português, tal como o seu efeito no ajustamento psicológico destes profissionais, operacionalizado em termos de coping resiliente, envolvimento no trabalho e burnout. Participaram neste estudo 115 professores (61.7% do sexo feminino, 37.4% do sexo masculino, 0.9% com identidade não binária), de áreas das ciências sociais e humanas (73.9%) e ciências sociais e exatas (22.5%), a exercer funções em instituições de ES público (57.4%) e privado (42.6%). Os resultados indicam que professores com níveis superiores de inteligência emocional recorrem com mais frequência a estratégias de deep acting e apresentam indicadores mais positivos de ajustamento psicológico, com níveis inferiores de burnout e superiores de coping resiliente e envolvimento no trabalho. Sugere-se no futuro a replicação deste estudo transculturalmente, bem como em classes profissionais distintas para uma melhor compreensão da influência das variáveis em estudo no ajustamento psicológico dos profissionais
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