O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na jornada de decisão de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Rita Nobre do Carmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26898
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na jornada de decisão de compra do consumidorConsumo SustentávelInfluenciadores DigitaisCaracterísticas Comunicacionais e de ConteúdoCapacidade de PersuasãoEngagementIntenção de Compra SustentávelSustainable ConsumptionDigital InfluencersCommunicational and Content CharacteristicsPersuasive AbilitySustainable Purchasing IntentMestrado Bolonha em MarketingEm resultado dos atuais desafios ambientais, económicos e sociais, existe um crescente interesse relativamente ao consumo sustentável, pela crescente exigência dos consumidores e pela ação empresarial no tocante a produtos e práticas sustentáveis, surgindo oportunidades no marketing de influência sustentável. Neste sentido, tendo em conta a progressiva importância e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação é contribuir para o aumento do conhecimento empírico das características comunicacionais e do conteúdo produzido pelos influenciadores digitais sustentáveis, sobre o seu peso relativo na explicação da capacidade persuasiva, e o impacto dessa capacidade persuasiva e do engagement na intenção de compra na área da sustentabilidade. A investigação segue uma abordagem descritiva-explanatória e utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário online, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 301 respostas válidas, posteriormente tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 25. Os resultados indicam que características como a atratividade e a confiabilidade dos influenciadores digitais sustentáveis, assim como a qualidade e quantidade do conteúdo por eles produzido tendem a determinar a sua capacidade de persuasão comunicativa, embora de forma diferenciada. Também se constou que a eficácia persuasiva do influenciador digital na intenção de compra sustentável é mediada pelo engagement suscitado, verificando-se que quanto maior a capacidade de persuasão maior o engagement e, consequentemente, maior a intenção de compra sustentável. Este tema é pertinente a nível académico para o enriquecimento do conhecimento de um tema ainda pouco explorado, mas extremamente atual e relevante. A nível empresarial, auxilia os marketers no desenvolvimento de estratégias de marketing de influência mais adequadas, com elementos sobre a eficácia persuasiva dos influenciadores que mais contribuem para o engagement e, subsequentemente, influenciam a intenção de compra sustentável.As a result of the current environmental, economic and social challenges, there is an increasing interest in sustainable consumption, through an increasing consumer demand and corporate action on sustainable products and practices, creating opportunities in sustainable influencer marketing. In this sense, considering the growing importance and the limited knowledge on the subject, the general objective of this dissertation is to contribute to increase the empirical knowledge about the communicational characteristics and the content produced by sustainable digital influencers, and their relative weight in explaining their persuasive ability, as well as the impact of this persuasive ability and engagement on sustainable purchase intention. The research follows a descriptive-explanatory approach and uses a quantitative single-method type of study and non-probability convenience sampling technique. The data was collected through an online questionnaire in a cross-sectional time horizon, achieving 301 valid responses, which was treated and analyzed using IBM SPSS Statistics 25 software. The results show that characteristics such as attractiveness and trustworthiness of sustainable digital influencers, as well as the quality and quantity of the content they produce, tend to determine their ability to persuade, although in differentiated ways. It also revealed that the persuasive effectiveness of the digital influencer on sustainable purchase intention is mediated by the engagement of followers, verifying that the higher the persuasive ability, the higher the engagement and, consequently, the higher the sustainable purchase intention. This subject is pertinent academically for the enrichment of existing knowledge on an under-explored, but extremely current and relevant topic. At a corporate level, it helps marketers to develop more adequate influencer marketing strategies, with elements of the persuasive effectiveness of the influencers that most contribute to engagement and, subsequently, influence the intention to purchase sustainable.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, CarolinaRepositório da Universidade de LisboaCoelho, Rita Nobre do Carmo2023-01-16T22:00:53Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26898porCoelho, Rita Nobre do Carmo (2022). “O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na jornada de decisão de compra do consumidor". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:27.257603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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