Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084 |
Resumo: | Resumo Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem. |
id |
RCAP_b2ceba623aca99ffbb082d06aebc80b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742021000400084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médioqualidade na educaçãodisciplinaensino profissionalCearáResumo Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084Sisyphus - Journal of Education v.9 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084Silva,Lucas MelgaçoCiasca,Maria Isabel Filgueiras Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:20Zoai:scielo:S2182-84742021000400084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.489780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
title |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
spellingShingle |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio Silva,Lucas Melgaço qualidade na educação disciplina ensino profissional Ceará |
title_short |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
title_full |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
title_fullStr |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
title_sort |
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio |
author |
Silva,Lucas Melgaço |
author_facet |
Silva,Lucas Melgaço Ciasca,Maria Isabel Filgueiras Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ciasca,Maria Isabel Filgueiras Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Lucas Melgaço Ciasca,Maria Isabel Filgueiras Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
qualidade na educação disciplina ensino profissional Ceará |
topic |
qualidade na educação disciplina ensino profissional Ceará |
description |
Resumo Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.9 n.1 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392372744192 |