Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Melgaço
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.20464
Resumo: Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.
id RCAP_f4ff7260148efb4b5feec629e12e2af5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino MédioLa Disciplina como Factor Esencial de la Oferta de Educación Profesional Integrada en la Escuela SecundariaDisciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino MédioArticlesHodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.Today, the State of Ceará (Brazil) appears on the national and international scene as a reference for educational quality, with reference to the professional education policy integrated with high school. In the academy, it is a consensus that education is related to factors that can define implications of school success or failure. Considering aspects related to the discipline, the research presented here aimed to identify and discuss the presence of this factor for the provision of quality education. For this purpose, a comparative study with a qualitative approach was carried out among 10 professional schools, 5 with more academic success (44 individuals) and 5 with less academic success (39 individuals), based on the results of external evaluations. The study confirms the inevitability of the discipline in the development of pedagogical work, while contributing to scientific and professional training and conceiving theoretical contributions to the construction of new research to improve learning.Hoy, el Estado de Ceará (Brasil) aparece en la escena nacional e internacional como un punto de referencia para la calidad educativa, aludiendo a la política de educación profesional integrada con la escuela secundaria. En la academia, es un consenso que la educación está relacionada con factores que pueden definir las implicaciones del éxito o fracaso escolar. Considerando aspectos relacionados con la disciplina, la investigación presentada aquí tuvo como objetivo identificar y discutir la presencia de este factor para la provisión de una educación de calidad. Para ello, se realizó un estudio comparativo con enfoque cualitativo entre 10 escuelas profesionales, 5 con más éxito académico (44 individuos) y 5 con menor éxito académico (39 individuos), en base de los resultados de evaluaciones externas. El estudio confirma la inevitabilidad de la disciplina en el desarrollo del trabajo pedagógico, al tiempo que contribuye a la formación científica y profesional y concibe las contribuciones teóricas a la construcción de nuevas investigaciones para mejorar el aprendizaje.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.20464por2182-96402182-8474Silva, Lucas MelgaçoCiasca, Maria Isabel Filgueiras Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:55.567900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
La Disciplina como Factor Esencial de la Oferta de Educación Profesional Integrada en la Escuela Secundaria
Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
title Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
spellingShingle Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
Silva, Lucas Melgaço
Articles
title_short Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
title_full Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
title_fullStr Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
title_full_unstemmed Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
title_sort Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio
author Silva, Lucas Melgaço
author_facet Silva, Lucas Melgaço
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author_role author
author2 Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Melgaço
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.20464
url https://doi.org/10.25749/sis.20464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130456052989952