O papel do educador na gestão de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Ana Sofia Vitorino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16499
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b2cee7101eee1f2e877d084ec2121c99
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador na gestão de conflitosEducação de infânciaConflitosPapel do educadorCriançasChildhood educationConflictsEducator's roleChildrenRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPSII) que decorreu numa instituição da rede pública no concelho de Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 os 6 anos, decorrida entre fevereiro de 2022 e março de 2022. No decorrer do estágio surgiu a problemática que será apresentada e analisada no presente relatório - O papel do educador na gestão de conflitos de conflitos. A investigação encontra-se inserida numa perspetiva da metodologia do estudo de caso que partiu das características identificadas no grupo de crianças e na observação dos conflitos existentes entre si. Neste estudo com o tema das relações sociais pretende-se identificar e compreender a forma como o educador/a intervém perante uma situação de conflito e às estratégias que utiliza para a resolução das mesmas. Para esta investigação, foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de recolher de dados, tais como a observação direta e indireta, notas de campo, reflexões diárias e semanais, uma entrevista semiestruturada e conversas informais com a educadora cooperante e a consulta de documentos. A discussão dos dados e a sua análise evidenciou que os conflitos ao contrário da perspetiva negativa que evidenciam, assumem um caráter positivo no processo de desenvolvimento e aprendizagem de cada criança. O educador/a deve promover o diálogo assumindo um papel de mediador permitindo as crianças partilhar as suas emoções, permitindo o desenvolvimento da sua capacidade de autorregulação.ABSTRACT This internship report was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice - Module II (PPSII) which took place in a public institution in the municipality of Lisbon, with a group of children aged between 4 and 6 years, elapsed between February 2022 and March 2022. During the internship, the problem that will be presented and analyzed in this report arose - The role of the educator in the management of conflicts. The investigation is inserted in a perspective of the methodology of the case study that started from the characteristics identified in the group of children and in the observation of the conflicts between them. In this study about social relations, the aim is to identify and understand how the educator intervenes in a conflict situation and the strategies he uses to resolve them. For this investigation, different techniques and data collection instruments were used, such as direct and indirect observation, field notes, daily and weekly reflections, a semi-structured interview and informal conversations with the cooperating educator and consultation of documents. The discussion of the data and its analysis showed that conflicts, contrary to the negative perspective they show, assume a positive character in the development and learning process of each child. The educator must promote dialogue by assuming a mediating role, allowing children to share their emotions, allowing the development of their self-regulation capacity.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLGil, Ana Sofia Vitorino2023-09-21T09:44:10Z2023-07-262023-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16499TID:203355997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T02:15:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:21.563017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador na gestão de conflitos
title O papel do educador na gestão de conflitos
spellingShingle O papel do educador na gestão de conflitos
Gil, Ana Sofia Vitorino
Educação de infância
Conflitos
Papel do educador
Crianças
Childhood education
Conflicts
Educator's role
Children
title_short O papel do educador na gestão de conflitos
title_full O papel do educador na gestão de conflitos
title_fullStr O papel do educador na gestão de conflitos
title_full_unstemmed O papel do educador na gestão de conflitos
title_sort O papel do educador na gestão de conflitos
author Gil, Ana Sofia Vitorino
author_facet Gil, Ana Sofia Vitorino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Ana Sofia Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Conflitos
Papel do educador
Crianças
Childhood education
Conflicts
Educator's role
Children
topic Educação de infância
Conflitos
Papel do educador
Crianças
Childhood education
Conflicts
Educator's role
Children
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21T09:44:10Z
2023-07-26
2023-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16499
TID:203355997
url http://hdl.handle.net/10400.21/16499
identifier_str_mv TID:203355997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133581818200064