A utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadores como prática inerente à autocomposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Ylany Pachêco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Cunha, Djailton Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Práxis
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/68272
Resumo: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/68272 As habilidades socioemocionais (HSE) formam um constructo multidimensional, do qualcontém variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais, que podem serdesenvolvidas e aprimoradas. A mediação é um método autocompositivo de solução deconflitos que tem o mediador como terceiro facilitador para proporcionar um clima depacificação e respeito mútuo entre as partes controversas. Por isso, a utilização dashabilidades socioemocionais por esses profissionais ganha papel central para aefetividade da mediação. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivocompreender como a utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadorescontribui para a autocomposição. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisaexploratória, qualitativa e de campo, tendo participado 5 (cinco) profissionaismediadores. Os dados foram coletados por uma entrevista semiestruturada, no formatoremoto, e foram analisados pela Análise Lexicométrica através software IRaMuTeQ. Osresultados demonstraram como as HSE dos mediadores contribuem para aautocomposição, na esfera da inteligência emocional pela autoconsciência eautocontrole, e na categoria das habilidades sociais pela empatia e abordagem afetiva. Palavras-chave: Habilidades Socioemocionais; Mediadores; Autocomposição.
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spelling A utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadores como prática inerente à autocomposição The use of social-emotional skills by mediadotors as a pratice inherent to self-compositionHabilidades SocioemocionaisMediadoresAutocomposição Socio-emotional skillsAutocompositionMediatorshttps://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/68272 As habilidades socioemocionais (HSE) formam um constructo multidimensional, do qualcontém variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais, que podem serdesenvolvidas e aprimoradas. A mediação é um método autocompositivo de solução deconflitos que tem o mediador como terceiro facilitador para proporcionar um clima depacificação e respeito mútuo entre as partes controversas. Por isso, a utilização dashabilidades socioemocionais por esses profissionais ganha papel central para aefetividade da mediação. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivocompreender como a utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadorescontribui para a autocomposição. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisaexploratória, qualitativa e de campo, tendo participado 5 (cinco) profissionaismediadores. Os dados foram coletados por uma entrevista semiestruturada, no formatoremoto, e foram analisados pela Análise Lexicométrica através software IRaMuTeQ. Osresultados demonstraram como as HSE dos mediadores contribuem para aautocomposição, na esfera da inteligência emocional pela autoconsciência eautocontrole, e na categoria das habilidades sociais pela empatia e abordagem afetiva. Palavras-chave: Habilidades Socioemocionais; Mediadores; Autocomposição.https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/68272 The socio-emotional skills (SES), as a multidimensional construct, contains differentvariables, cognitive and behavioral, which can be cognitive and enhanced. Mediation is aself-compositional method of conflict resolution that has the mediator as a third-partyfacilitator to provide a climate of pacification and mutual respect between thecontroversial parties. That, the use of professional socio-moral skills central role forwriting for these mediation gains. The present study aimed to understand the use ofsocio-emotional skills by the media, contributing to self-composition. As for the method,it is an exploratory research, qualitative and field procedure, in which 5 (fiveprofessionals) mediators participated. Data were analyzed through a semi-structuredinterview using the IRaMuTeQ software. The results demonstrated how the SES of the mediators contribute to self-composition, in the sphere of emotional intelligence for self-awareness and self-control, and in the category of social skills for empathy and affective approach. Keywords: Socio-emotional skills; Mediators; Autocomposition.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/68272Direito e Práxis; Vol. 15 Núm. 3 (2024): Direito e PráxisDireito e Práxis; Vol. 15 No. 3 (2024): Direito e PráxisRevista Direito e Práxis; v. 15 n. 3 (2024): Direito e Práxis2179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/68272/45483Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Ylany Pachêcoda Cunha, Djailton Pereira2024-05-12T01:27:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/68272Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2024-05-12T01:27:24Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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