As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32971 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017 |
id |
RCAP_b306661cfd0ad23f9349a3494c881b15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte socialBem-estarSuporte socialBancáriosTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A presente investigação tem como objetivo a compreensão da relação entre as exigências no trabalho e o bem-estar geral dos trabalhadores do sector bancário. Ademais, foi testado o efeito moderador do suporte social - da organização, do chefe e dos colegas -, nesta mesma relação. Os dados foram obtidos através da participação de uma amostra de colaboradores de um banco nacional (N=413). Os resultados suportam a existência de uma relação significativa e negativa entre o excesso de trabalho e os objetivos irrealistas com o bem-estar geral. No entanto, a hipótese de moderação foi refutada, apesar de se comprovar que os trabalhadores que consideram ter mais suporte social serem também aqueles que reportavam mais bem-estar. De uma forma geral, as conclusões retiradas do presente estudo apresentam implicações práticas na gestão de Recursos Humanos, salientando o papel fundamental de uma cultura de suporte nas organizações que, perante um contexto de crescente dinamismo e competitividade onde há um aumento constante das exigências, promova o bem-estar dos colaboradores.The aim of the present investigation is the comprehension of work demands and wellbeing relationship in bank workers. Additionally, we tested the moderator effect of social support – organizational, supervisor and colleagues. The data was gathered through the participation of a sample of employees from a national bank (N = 413). The results support the existence of a significant and negative relationship between demands and irrealistic goals with well-being. Contrary to expectations, the results did not support the moderation hypothesis of social support in this relationship, although workers that perceived more social support, report more well-being. Generally, the findings of the present study have practical implications for Human Resources management, enhancing the key role of a support culture in the organisations that, in a dynamic and competitive context where there is an increase of job demands, promote workers well-being.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Catarina Machado2018-04-24T15:07:37Z20172017-07-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32971TID:201907828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:07.129806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
title |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
spellingShingle |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social Fernandes, Catarina Machado Bem-estar Suporte social Bancários Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
title_full |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
title_fullStr |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
title_full_unstemmed |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
title_sort |
As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social |
author |
Fernandes, Catarina Machado |
author_facet |
Fernandes, Catarina Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chambel, Maria José, 1962- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Catarina Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar Suporte social Bancários Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Bem-estar Suporte social Bancários Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-07-03 2017-01-01T00:00:00Z 2018-04-24T15:07:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32971 TID:201907828 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32971 |
identifier_str_mv |
TID:201907828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134410177511424 |