As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Catarina Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32971
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
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spelling As exigências do trabalho bancário e o bem-estar dos colaboradores : o papel moderador do suporte socialBem-estarSuporte socialBancáriosTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A presente investigação tem como objetivo a compreensão da relação entre as exigências no trabalho e o bem-estar geral dos trabalhadores do sector bancário. Ademais, foi testado o efeito moderador do suporte social - da organização, do chefe e dos colegas -, nesta mesma relação. Os dados foram obtidos através da participação de uma amostra de colaboradores de um banco nacional (N=413). Os resultados suportam a existência de uma relação significativa e negativa entre o excesso de trabalho e os objetivos irrealistas com o bem-estar geral. No entanto, a hipótese de moderação foi refutada, apesar de se comprovar que os trabalhadores que consideram ter mais suporte social serem também aqueles que reportavam mais bem-estar. De uma forma geral, as conclusões retiradas do presente estudo apresentam implicações práticas na gestão de Recursos Humanos, salientando o papel fundamental de uma cultura de suporte nas organizações que, perante um contexto de crescente dinamismo e competitividade onde há um aumento constante das exigências, promova o bem-estar dos colaboradores.The aim of the present investigation is the comprehension of work demands and wellbeing relationship in bank workers. Additionally, we tested the moderator effect of social support – organizational, supervisor and colleagues. The data was gathered through the participation of a sample of employees from a national bank (N = 413). The results support the existence of a significant and negative relationship between demands and irrealistic goals with well-being. Contrary to expectations, the results did not support the moderation hypothesis of social support in this relationship, although workers that perceived more social support, report more well-being. Generally, the findings of the present study have practical implications for Human Resources management, enhancing the key role of a support culture in the organisations that, in a dynamic and competitive context where there is an increase of job demands, promote workers well-being.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Catarina Machado2018-04-24T15:07:37Z20172017-07-032017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32971TID:201907828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:07.129806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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