As potencialidades dos organizadores gráficos para a aprendizagem dos alunos do 11º ano de escolaridade no estudo da unidade "Exploração sustentada de recursos geológicos"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49004 |
Resumo: | Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
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As potencialidades dos organizadores gráficos para a aprendizagem dos alunos do 11º ano de escolaridade no estudo da unidade "Exploração sustentada de recursos geológicos"AprendizagensCompetênciasCiências - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Nos últimos anos, os jovens têm demonstrado uma falta de motivação pela área das ciências, sendo cada vez mais importante perceber quais os seus principais interesses. Neste sentido, é necessário implementar novas estratégias e metodologias, assim como o uso de recursos diferenciados, que promovam o desenvolvimento de aprendizagens significativas e o interesse dos alunos no ensino das ciências. No presente estudo, foi desenvolvida uma investigação no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, inserida no Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, com o objetivo de compreender as potencialidades educativas da construção de organizadores gráficos para a aprendizagem dos alunos no estudo sobre a exploração sustentada de recursos geológicos. Os participantes em estudo incluíram 23 alunos de uma turma de 11.º ano da disciplina de Biologia e Geologia. A intervenção didática realizou-se numa escola secundária do concelho de Odivelas. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu um paradigma interpretativo e pretendeu identificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, as dificuldades sentidas durante o processo e que potencialidades educativas atribuem à construção dos organizadores gráficos propostos. Para tal, foram utilizados métodos de recolha de dados que consistiram na observação das aulas pelo investigador, no preenchimento de questionários investigativos e documentos produzidos pelos alunos, posteriormente analisados. Os resultados obtidos evidenciam que a construção dos organizadores gráficos, integrados noutras atividades, como numa atividade experimental e em atividades de pesquisa, promoveram aprendizagens significativas nos alunos ao nível concetual, com a aquisição de conteúdos da unidade curricular em estudo, e ao nível processual, com a construção dos organizadores gráficos. Nas atividades propostas foram desenvolvidas competências como a comunicação oral, a pesquisa, seleção e análise de informação, o trabalho colaborativo, entre outras. Apesar das dificuldades sentidas pelos alunos ao nível concetual e na gestão de cada organizador gráfico, a integração de organizadores gráficos demonstra grandes potencialidades no ensino das ciências.In recente years, young people have shown a lack of motivation in sciences field, and it is increasingly important to understand their main interests. In this sense, it is necessary to implement new strategies and methodologies, as well as the use of differentiated resources, which promote the development of meaningful learning and the interest of students in science teaching. In the present study, an investigation was developed within the curricular unit of Introduction to Professional Practice IV, inserted in the Masters in Teaching of Biology and Geology, with the aim of understanding the educational potential of building graphic organizers for the students' learning in the study on the sustained exploitation of geological resources. The study participants included 23 students from an 11th year class of Biology and Geology. The didactic intervention took place in a secondary school in the municipality of Odivelas. The research, of a qualitative nature, followed an interpretive paradigm and intended to identify the learning developed by the students, the difficulties felt during the process and what educational potentials they attribute to the construction of the proposed graphic organizers. In order to achieve it, data collection methods were used, which consisted of observing classes by the researcher, filling out investigative questionnaires and documents produced by the students, which were subsequently analyzed. The results obtained show that the construction of graphic organizers, integrated in other activities, such as an experimental activity and research activities, promoted significant learning in students at the conceptual level, with the acquisition of contents from the course unit under study, and at the procedural level, with the construction of graphic organizers. In the proposed activities, skills were developed such as oral communication, research, selection and analysis of information, collaborative work, among others. Despite the difficulties felt by students at the conceptual level and in the management of each graphic organizer, the integration of graphic organizers demonstrates great potential in science teaching.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Catarina Matos2021-07-19T14:59:54Z20202020-12-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:47.331308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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