A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/300 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
id |
RCAP_b30da47862d83b9232fb71d856eeacce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdadeDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEsta tese de mestrado tem como principal objecto de investigação dois grandes modelos pedagógicos inovadores, o Movimento da Educação Nova e o Movimento da Escola Moderna, e a sua importância na construção da "pessoa". Sendo uma tese construída na área de Educação para a Cidadania, num contexto de Educação e Desenvolvimento, faremos, em primeiro lugar, uma contextualização nas problemáticas do desenvolvimento, da cidadania e da educação. Conjuntamente com estas três temáticas abordaremos o conceito de liberdade, tal como ele se vem desenvolvendo desde o início da Modernidade, passando pela Revolução Francesa, analisando o seu desenvolvimento a luz das democracias liberais e, por fim, como ele se tem vindo a relacionar com os sistemas educativos. Em seguida, num contexto de Educação para a Cidadania definiremos a noção de "pessoa". Para tal, veremos como o exercício da cidadania se caracteriza por uma variabilidade no tempo e no espaço, e analisaremos o caminho percorrido pelo pensamento científico para chegar a esta noção de "pessoa". Depois, investigaremos como se desenvolveram o Movimento da Educação Nova e o Movimento da Escola Moderna, quais as relações entre si e quais as principais diferenças para com o sistema tradicional de ensino. Por fim, cruzaremos os resultados a que chegámos com a noção de "pessoa" e tiraremos as respectivas conclusões.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaRosa, Joaquim CoelhoRUNSantos, Luís Carlos Rodrigues2006-04-04T09:21:33Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6016813 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:02Zoai:run.unl.pt:10362/300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:35.174280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
title |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
spellingShingle |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade Santos, Luís Carlos Rodrigues |
title_short |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
title_full |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
title_fullStr |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
title_full_unstemmed |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
title_sort |
A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade |
author |
Santos, Luís Carlos Rodrigues |
author_facet |
Santos, Luís Carlos Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Joaquim Coelho RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luís Carlos Rodrigues |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z 2006-04-04T09:21:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/300 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6016813 bytes application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137798385565696 |