A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Carlos Rodrigues
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/300
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_b30da47862d83b9232fb71d856eeacce
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdadeDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEsta tese de mestrado tem como principal objecto de investigação dois grandes modelos pedagógicos inovadores, o Movimento da Educação Nova e o Movimento da Escola Moderna, e a sua importância na construção da "pessoa". Sendo uma tese construída na área de Educação para a Cidadania, num contexto de Educação e Desenvolvimento, faremos, em primeiro lugar, uma contextualização nas problemáticas do desenvolvimento, da cidadania e da educação. Conjuntamente com estas três temáticas abordaremos o conceito de liberdade, tal como ele se vem desenvolvendo desde o início da Modernidade, passando pela Revolução Francesa, analisando o seu desenvolvimento a luz das democracias liberais e, por fim, como ele se tem vindo a relacionar com os sistemas educativos. Em seguida, num contexto de Educação para a Cidadania definiremos a noção de "pessoa". Para tal, veremos como o exercício da cidadania se caracteriza por uma variabilidade no tempo e no espaço, e analisaremos o caminho percorrido pelo pensamento científico para chegar a esta noção de "pessoa". Depois, investigaremos como se desenvolveram o Movimento da Educação Nova e o Movimento da Escola Moderna, quais as relações entre si e quais as principais diferenças para com o sistema tradicional de ensino. Por fim, cruzaremos os resultados a que chegámos com a noção de "pessoa" e tiraremos as respectivas conclusões.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaRosa, Joaquim CoelhoRUNSantos, Luís Carlos Rodrigues2006-04-04T09:21:33Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6016813 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:02Zoai:run.unl.pt:10362/300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:35.174280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
title A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
spellingShingle A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
Santos, Luís Carlos Rodrigues
title_short A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
title_full A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
title_fullStr A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
title_full_unstemmed A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
title_sort A educação nova, a escola moderna e a construção da pessoa. desenvolvimento, cidadania, educação e liberdade
author Santos, Luís Carlos Rodrigues
author_facet Santos, Luís Carlos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Joaquim Coelho
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luís Carlos Rodrigues
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2006-04-04T09:21:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/300
url http://hdl.handle.net/10362/300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6016813 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798385565696