Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23862 |
Resumo: | Em Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo ainda é uma realidade recente. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos através dos quais o Governo teve a intenção de melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola, mas apesar das iniciativas desenvolvidas ainda há muito por fazer. Por isso, definimos a seguinte questão-problema: Como os professores do ensino básico e ensino secundário das escolas da cidade da Praia, em Cabo Verde, utilizam as tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas? A fim de lhe darmos resposta(s) foram delineados os seguintes objetivos: i) analisar de que forma as tecnologias podem ser integradas no ensino; ii) conhecer as competências digitais dos professores no século XXI; iii) verificar o papel do professor e do diretor na integração das TIC no ensino; iv) analisar o processo da evolução da sociedade cabo-verdiana para a sociedade de informação; v) verificar se os professores possuem formação na área das tecnologias; vi) identificar as tecnologias disponibilizadas pelas escolas para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem; vii) identificar as tecnologias usadas pelos professores para trabalhar os conteúdos; viii) identificar com que finalidade os professores utilizam as tecnologias na sala de aula; e, ix) identificar as limitações dos professores no uso das ferramentas tecnológicas. Os métodos qualitativo e quantitativo estão na base da pesquisa utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. A análise dos resultados permite concluir que a integração das tecnologias digitais nos ensinos básico e secundário da cidade da Praia, ainda é uma questão que deve merecer mais atenção por parte das entidades do Governo e do Ministério da Educação, nomeadamente procurarem soluções para dar resposta às necessidades de formação dos professores e apetrechar as salas de aula com equipamentos tecnológicos, incentivando assim os professores para a utilização educativa das tecnologias digitais com os seus alunos. |
id |
RCAP_b324ca36cc2908cbee87e47d0156fbc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23862 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo VerdeCabo VerdeCompetências digitaisEnsinos básico e secundárioProfessoresTecnologias digitaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo ainda é uma realidade recente. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos através dos quais o Governo teve a intenção de melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola, mas apesar das iniciativas desenvolvidas ainda há muito por fazer. Por isso, definimos a seguinte questão-problema: Como os professores do ensino básico e ensino secundário das escolas da cidade da Praia, em Cabo Verde, utilizam as tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas? A fim de lhe darmos resposta(s) foram delineados os seguintes objetivos: i) analisar de que forma as tecnologias podem ser integradas no ensino; ii) conhecer as competências digitais dos professores no século XXI; iii) verificar o papel do professor e do diretor na integração das TIC no ensino; iv) analisar o processo da evolução da sociedade cabo-verdiana para a sociedade de informação; v) verificar se os professores possuem formação na área das tecnologias; vi) identificar as tecnologias disponibilizadas pelas escolas para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem; vii) identificar as tecnologias usadas pelos professores para trabalhar os conteúdos; viii) identificar com que finalidade os professores utilizam as tecnologias na sala de aula; e, ix) identificar as limitações dos professores no uso das ferramentas tecnológicas. Os métodos qualitativo e quantitativo estão na base da pesquisa utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. A análise dos resultados permite concluir que a integração das tecnologias digitais nos ensinos básico e secundário da cidade da Praia, ainda é uma questão que deve merecer mais atenção por parte das entidades do Governo e do Ministério da Educação, nomeadamente procurarem soluções para dar resposta às necessidades de formação dos professores e apetrechar as salas de aula com equipamentos tecnológicos, incentivando assim os professores para a utilização educativa das tecnologias digitais com os seus alunos.In Cape Verde, the use of digital technologies by teachers in an educational context is still a recent reality. In recent years, some projects have been developed through which the Government intended to improve the quality of education through the use of digital technologies at school, but despite the initiatives developed, there is still much to be done. Therefore, we defined the following problem-question: How do primary and secondary school teachers in the city of Praia, in Cape Verde, use digital technologies in their pedagogical practices? In order to give an answer(s), the following objectives were outlined: i) analyze how technologies can be integrated into teaching; ii) know the digital competences of teachers in the 21st century; iii) verify the role of the teacher and director in the integration of ICT in teaching; iv) analyze the process of evolution from Cape Verdean society to the information society; v) verify if teachers have training in the area of technologies; vi) identify the technologies made available by schools to be used in the teaching and learning process; vii) identify the technologies used by teachers to work the content; viii) identify for what purpose teachers use technologies in the classroom; and, ix) identify the limitations of teachers in the use of technological tools. Qualitative and quantitative methods are at the base of the research using the questionnaire survey as a data collection instrument. The analysis of the results allows us to conclude that the integration of digital technologies in basic and secondary education in Praia, is still an issue that deserves more attention from the Government entities and the Ministry of Education, namely seeking solutions to respond to the teacher training needs and providing classrooms with technological equipment, thus encouraging teachers to use digital technologies in education with their students.Patrício, Maria RaquelBiblioteca Digital do IPBRocha, Graciete2021-09-02T09:32:25Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23862TID: 202758354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:47.489764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
title |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
spellingShingle |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde Rocha, Graciete Cabo Verde Competências digitais Ensinos básico e secundário Professores Tecnologias digitais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
title_full |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
title_fullStr |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
title_full_unstemmed |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
title_sort |
Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde |
author |
Rocha, Graciete |
author_facet |
Rocha, Graciete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrício, Maria Raquel Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Graciete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cabo Verde Competências digitais Ensinos básico e secundário Professores Tecnologias digitais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cabo Verde Competências digitais Ensinos básico e secundário Professores Tecnologias digitais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Em Cabo Verde a utilização das tecnologias digitais pelos professores em contexto educativo ainda é uma realidade recente. Nos últimos anos foram desenvolvidos alguns projetos através dos quais o Governo teve a intenção de melhorar a qualidade do ensino através da utilização das tecnologias digitais na escola, mas apesar das iniciativas desenvolvidas ainda há muito por fazer. Por isso, definimos a seguinte questão-problema: Como os professores do ensino básico e ensino secundário das escolas da cidade da Praia, em Cabo Verde, utilizam as tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas? A fim de lhe darmos resposta(s) foram delineados os seguintes objetivos: i) analisar de que forma as tecnologias podem ser integradas no ensino; ii) conhecer as competências digitais dos professores no século XXI; iii) verificar o papel do professor e do diretor na integração das TIC no ensino; iv) analisar o processo da evolução da sociedade cabo-verdiana para a sociedade de informação; v) verificar se os professores possuem formação na área das tecnologias; vi) identificar as tecnologias disponibilizadas pelas escolas para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem; vii) identificar as tecnologias usadas pelos professores para trabalhar os conteúdos; viii) identificar com que finalidade os professores utilizam as tecnologias na sala de aula; e, ix) identificar as limitações dos professores no uso das ferramentas tecnológicas. Os métodos qualitativo e quantitativo estão na base da pesquisa utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. A análise dos resultados permite concluir que a integração das tecnologias digitais nos ensinos básico e secundário da cidade da Praia, ainda é uma questão que deve merecer mais atenção por parte das entidades do Governo e do Ministério da Educação, nomeadamente procurarem soluções para dar resposta às necessidades de formação dos professores e apetrechar as salas de aula com equipamentos tecnológicos, incentivando assim os professores para a utilização educativa das tecnologias digitais com os seus alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02T09:32:25Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23862 TID: 202758354 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23862 |
identifier_str_mv |
TID: 202758354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135428839735296 |