Percepções dos técnicos de apoio à vítima sobre o apoio remoto em tempos de COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13546 |
Resumo: | A violência doméstica é um fenómeno que ameaça a dignidade humana sendo um problema social e de saúde pública. E para acentuar essa situação, a pandemia do COVID 19 e a insuficiente resposta da sociedade à pandemia não apenas agravou a crise de violência doméstica, mas modificou e dificultou o atendimento fornecido pelas instituições de apoio à vítima. Assim sendo, neste estudo, pretendeu-se aceder às perceções dos técnicos de apoio à vítima sobre o apoio remoto em tempos de COVID 19 e, para tal, os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada. Para a análise de dados recorreu-se à análise temática de forma a explorar os dados recolhidos nas dez entrevistas realizadas. Os resultados obtidos indicam que os entrevistados passaram por experiências de adaptação e inovação no atendimento. No que diz respeito à experiência no atendimento remoto realizado esta é descrita como positiva e essencial para oferecer o suporte necessário às vítimas, diante da situação ocasionado pela pandemia. Os obstáculos mencionados pelos entrevistados foram a falta de formação para o atendimento remoto e a falta de conhecimento por parte da vítima no uso da tecnologia. Para as investigações futuras serão apresentadas as implicações práticas bem como as recomendações. |
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Percepções dos técnicos de apoio à vítima sobre o apoio remoto em tempos de COVID-19MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSEPSICOLOGIA FORENSETELEMEDICINACOVID-19APOIO À VÍTIMAVIOLÊNCIA DOMÉSTICATELEMEDICINEVICTIM SUPPORTDOMESTIC VIOLENCEA violência doméstica é um fenómeno que ameaça a dignidade humana sendo um problema social e de saúde pública. E para acentuar essa situação, a pandemia do COVID 19 e a insuficiente resposta da sociedade à pandemia não apenas agravou a crise de violência doméstica, mas modificou e dificultou o atendimento fornecido pelas instituições de apoio à vítima. Assim sendo, neste estudo, pretendeu-se aceder às perceções dos técnicos de apoio à vítima sobre o apoio remoto em tempos de COVID 19 e, para tal, os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada. Para a análise de dados recorreu-se à análise temática de forma a explorar os dados recolhidos nas dez entrevistas realizadas. Os resultados obtidos indicam que os entrevistados passaram por experiências de adaptação e inovação no atendimento. No que diz respeito à experiência no atendimento remoto realizado esta é descrita como positiva e essencial para oferecer o suporte necessário às vítimas, diante da situação ocasionado pela pandemia. Os obstáculos mencionados pelos entrevistados foram a falta de formação para o atendimento remoto e a falta de conhecimento por parte da vítima no uso da tecnologia. Para as investigações futuras serão apresentadas as implicações práticas bem como as recomendações.Domestic violence is a phenomenon that threatens human dignity and is a social and public health problem. And to accentuate this situation, the COVID-19 pandemic and society's insufficient response to the pandemic did not only exacerbate the domestic violence crisis, but modified and hindered the care provided by victim support institutions. Therefore, in this study, it was intended to access the perceptions of victim support technicians about remote support in times of COVID 19 and, to this end, the data were collected through a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. For data analysis, thematic analysis was used in order to explore the data collected in ten interviews. The results gotten indicate that the interviewees were through experiences of adaptation and innovation in care. With regard to the experience in remote care performed, it is described as positive and essential to provide the necessary support to the victims, in view of the situation caused by the pandemic. The obstacles mentioned by the interviewees were the lack of training for remote care and the lack of knowledge on the part of the victim in the use of technology. For future investigations, the practical implications as well as the recommendations will be presented.2023-01-31T13:53:28Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13546TID:203198948porOliveira, Sther Fabiana Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:34.319919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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