O restauro cinematográfico como recoreografia, o caso de “Três dias sem Deus” de Bárbara Virgínia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Ricardo Manuel Pereira Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6765
Resumo: Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico, especialização em dramaturgia e realização.
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spelling O restauro cinematográfico como recoreografia, o caso de “Três dias sem Deus” de Bárbara VirgíniaRestauro cinematográficoMulher realizadoraCinema portuguêsVídeo-ensaioFilm restorationWomen directorPortuguese cinemaFound footageVideo-essayDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico, especialização em dramaturgia e realização.Esta dissertação pretende, numa primeira fase, apresentar uma série de perspectivas teóricas sobre o restauro cinematográfico a fim de promover a construção de uma teoria geral que conduza a prática dos arquivos e arquivistas, através de um questionamento das noções de original e autêntico. Numa segunda fase, preocupar-se-á em investigar o filme Três Dias sem Deus, a primeira longa metragem sonora realizada por uma mulher em Portugal, Bárbara Virgínia. Este filme encontra-se parcialmente perdido. Devido à sua condição de conservação, apesar da importância histórica e estética, a sua visibilidade tem sido insuficiente. Isto resulta em parte dos procedimentos do restauro tradicional que não estão, em geral, preparados para lidar com objectos desta natureza. Numa terceira fase, propor-se-á a noção de restauro recoreográfico que visa explorar (através das ferramentas do cinema found footage e do vídeo-ensaio) o preenchimento das lacunas no filme fragmentário.ABSTRACT - This thesis will present, firstly, a series of theoretical understandings of film restoration, in order to promote a general theory for film restoration that may guide the work of archives and archivists, by questioning such notions as originality and authenticity. Secondly, it will conduct an investigation on Três Dias sem Deus, the first sound feature film by a Portuguese woman director, Bárbara Virgínia. This film is partially lost. Due to its parcial preservation, although its historical and aesthetic value, the film’s visibility has been insufficient. This is in part a result of tradicional restoration procedures which are not generically prepared to deal with such filmic objects. Thirdly, it will present the notion of rechoreographic film restoration which, by applying the knowledge of found footage cinema and video-essays, may help to feel the gaps of fragmented films.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaGonçalves, VítorRCIPLLisboa, Ricardo Manuel Pereira Vieira2017-01-30T14:33:38Z2017-01-172017-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6765TID:201571188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:51.341696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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