A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Sónia Catarina Falé do Carmo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/769
Resumo: O presente estudo parte de um caso particular que se torna o seu objetivo - conhecer o modo como se processa numa escola pública, mais especificamente no interior de uma sala de aula de ensino regular, no seio de uma turma do oitavo ano, a inclusão de um aluno multideficiente, portador da Síndrome de Dubowitz. Com suporte numa metodologia de carácter qualitativo: estudo de caso, recorreu-se a estratégias de observação (direta do aluno em contexto escolar, e indireta através de questionários dirigidos aos professores do aluno e aos colegas de turma) e ainda à análise documental. Os dados recolhidos permitiram compreender e reflectir sobre os aspetos relacionados com o modo como está organizado o processo educativo deste aluno multideficiente. A análise dos resultados obtidos possibilitou a proposta de um plano de acção, incidente sobretudo na vertente organizacional, para melhorar o processo de inclusão, não só do aluno alvo, mas de outros jovens com multideficiência, na prossecução da Escola para Todos de acordo com os ideais proclamados pela escola inclusiva, objetivo esse ainda não alcançado.
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