A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/769 |
Resumo: | O presente estudo parte de um caso particular que se torna o seu objetivo - conhecer o modo como se processa numa escola pública, mais especificamente no interior de uma sala de aula de ensino regular, no seio de uma turma do oitavo ano, a inclusão de um aluno multideficiente, portador da Síndrome de Dubowitz. Com suporte numa metodologia de carácter qualitativo: estudo de caso, recorreu-se a estratégias de observação (direta do aluno em contexto escolar, e indireta através de questionários dirigidos aos professores do aluno e aos colegas de turma) e ainda à análise documental. Os dados recolhidos permitiram compreender e reflectir sobre os aspetos relacionados com o modo como está organizado o processo educativo deste aluno multideficiente. A análise dos resultados obtidos possibilitou a proposta de um plano de acção, incidente sobretudo na vertente organizacional, para melhorar o processo de inclusão, não só do aluno alvo, mas de outros jovens com multideficiência, na prossecução da Escola para Todos de acordo com os ideais proclamados pela escola inclusiva, objetivo esse ainda não alcançado. |
id |
RCAP_b345860e90b6d33a58fdcde56a1b1a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aulaInclusãoMultideficiênciaSíndrome de DubowitzEducação especialOrganização escolarO presente estudo parte de um caso particular que se torna o seu objetivo - conhecer o modo como se processa numa escola pública, mais especificamente no interior de uma sala de aula de ensino regular, no seio de uma turma do oitavo ano, a inclusão de um aluno multideficiente, portador da Síndrome de Dubowitz. Com suporte numa metodologia de carácter qualitativo: estudo de caso, recorreu-se a estratégias de observação (direta do aluno em contexto escolar, e indireta através de questionários dirigidos aos professores do aluno e aos colegas de turma) e ainda à análise documental. Os dados recolhidos permitiram compreender e reflectir sobre os aspetos relacionados com o modo como está organizado o processo educativo deste aluno multideficiente. A análise dos resultados obtidos possibilitou a proposta de um plano de acção, incidente sobretudo na vertente organizacional, para melhorar o processo de inclusão, não só do aluno alvo, mas de outros jovens com multideficiência, na prossecução da Escola para Todos de acordo com os ideais proclamados pela escola inclusiva, objetivo esse ainda não alcançado.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:24:15Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/769TID:201023326porBarradas, Sónia Catarina Falé do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:30.176166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
title |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
spellingShingle |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula Barradas, Sónia Catarina Falé do Carmo Inclusão Multideficiência Síndrome de Dubowitz Educação especial Organização escolar |
title_short |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
title_full |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
title_fullStr |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
title_sort |
A inclusão do aluno com Síndrome de Dubowitz na sala de aula |
author |
Barradas, Sónia Catarina Falé do Carmo |
author_facet |
Barradas, Sónia Catarina Falé do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barradas, Sónia Catarina Falé do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Multideficiência Síndrome de Dubowitz Educação especial Organização escolar |
topic |
Inclusão Multideficiência Síndrome de Dubowitz Educação especial Organização escolar |
description |
O presente estudo parte de um caso particular que se torna o seu objetivo - conhecer o modo como se processa numa escola pública, mais especificamente no interior de uma sala de aula de ensino regular, no seio de uma turma do oitavo ano, a inclusão de um aluno multideficiente, portador da Síndrome de Dubowitz. Com suporte numa metodologia de carácter qualitativo: estudo de caso, recorreu-se a estratégias de observação (direta do aluno em contexto escolar, e indireta através de questionários dirigidos aos professores do aluno e aos colegas de turma) e ainda à análise documental. Os dados recolhidos permitiram compreender e reflectir sobre os aspetos relacionados com o modo como está organizado o processo educativo deste aluno multideficiente. A análise dos resultados obtidos possibilitou a proposta de um plano de acção, incidente sobretudo na vertente organizacional, para melhorar o processo de inclusão, não só do aluno alvo, mas de outros jovens com multideficiência, na prossecução da Escola para Todos de acordo com os ideais proclamados pela escola inclusiva, objetivo esse ainda não alcançado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:24:15Z 2015-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/769 TID:201023326 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/769 |
identifier_str_mv |
TID:201023326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858070020096 |