Dança e ensino de educação física : as concepções da escola acerca da dança como conteúdo curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Fabian de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8255
Resumo: O objetivo desta investigação foi analisar as concepções dos professores e gestores acerca da dança no conteudo curricular na disciplina de educação física no âmbito da cultura da escola. Para realizá-lo elegemos as categorias teóricas que deram suporte à pesquisa empírica: currículo, ensino de educação física e cultura da escola. Em ensino de educação física trabalhamos a temática da dança. A metodologia foi qualitativa e foram investigadas 2 escolas da rede estadual de Pernambuco, no município de Tuparetama. Os sujeitos foram dois gestores e dois professores das escolas. Os resultados apontam para a ausência ainda de uma visão critica e teórica no ensino de educação física, os conteúdos obrigatoriamente não seguem os PCNs, ficando muito a cargo das preferências dos professores da disciplina. Por conseguinte a dança que vem apontada pelos PCNs como uma prática que trás mudanças atitudinais e socialização, fica comprometida com a possível eleição ou não na unidade curricular.
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