Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006 |
Resumo: | O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação. |
id |
CBCE-1_127c6b02221cf33c18988b9e2f572dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892011000400006 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do ParanáEducação físicacurrículodançaescolaO estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000400006info:eu-repo/semantics/openAccessBuogo,Edmara Cristina BonettiLara,Larissa Michellepor2012-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000400006Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:39.709978Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
title |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
spellingShingle |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná Buogo,Edmara Cristina Bonetti Educação física currículo dança escola |
title_short |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
title_full |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
title_fullStr |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
title_full_unstemmed |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
title_sort |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
author |
Buogo,Edmara Cristina Bonetti |
author_facet |
Buogo,Edmara Cristina Bonetti Lara,Larissa Michelle |
author_role |
author |
author2 |
Lara,Larissa Michelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buogo,Edmara Cristina Bonetti Lara,Larissa Michelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física currículo dança escola |
topic |
Educação física currículo dança escola |
description |
O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892011000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853751386112 |