Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buogo,Edmara Cristina Bonetti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lara,Larissa Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006
Resumo: O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.
id CBCE-1_127c6b02221cf33c18988b9e2f572dc4
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892011000400006
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do ParanáEducação físicacurrículodançaescolaO estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000400006info:eu-repo/semantics/openAccessBuogo,Edmara Cristina BonettiLara,Larissa Michellepor2012-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000400006Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:39.709978Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
title Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
spellingShingle Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
Buogo,Edmara Cristina Bonetti
Educação física
currículo
dança
escola
title_short Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
title_full Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
title_fullStr Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
title_full_unstemmed Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
title_sort Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná
author Buogo,Edmara Cristina Bonetti
author_facet Buogo,Edmara Cristina Bonetti
Lara,Larissa Michelle
author_role author
author2 Lara,Larissa Michelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buogo,Edmara Cristina Bonetti
Lara,Larissa Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
currículo
dança
escola
topic Educação física
currículo
dança
escola
description O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892011000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853751386112