Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Filipa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abelha, Marta, Miranda, Helena, Moreira, Osvaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/105399
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068
Resumo: Perante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.
id RCAP_c04aefd00ebb392ee2305c43f2e2534b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/105399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em PortugalPedagogical Supervision: perspectives of preschool teachers in PortugalSupervisión Pedagógica: perspectivas de educadores de infancia en PortugalSupervisão pedagógicaEducação de InfânciaDesenvolvimento profissional de professoresPedagogical supervisionPreschool teachersTeacher professional developmentSupervisión pedagógicaEducación infantilDesarrollo profesional docentePerante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.Faced with a context that is still not very receptive to pedagogical supervision, but experiencing change and growing pressure towards its valorization, the study carried out aimed at characterizing the experiences and perspectives of public-school preschool teachers in Portugal concerning pedagogical supervision. A previously validated questionnaire was applied (GASPAR et al., 2019). Theoretical perspectives on pedagogical supervision, such as those presented by Gaspar (et al., 2019), Alarcão and Canha (2013), or Roldão (2012), which have been fundamental in defining the field, in Portugal, were used. The results point to an experience of pedagogical supervision closely linked to teacher evaluation, and to a lesser extent to initial teacher training, considered to have little impact on the quality of teaching practices. However, perspectives on the role of the supervisor and the concept of supervision demonstrate some openness to the possibility of more horizontal and even informal supervision to produce positive impacts.Frente a un contexto todavía poco receptivo a la supervisión pedagógica, pero revelando cambios y crecientes presiones para su valorización, el estudio realizado tuvo como objetivo caracterizar las experiencias y perspectivas de educadores de infancia de escuelas públicas en Portugal sobre la supervisión pedagógica. Se aplicó un cuestionario previamente validado (GASPAR et al., 2019). Guiaron la investigación perspectivas teóricas sobre la supervisión pedagógica presentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão y Canha (2013), o Roldão (2012). Los resultados apuntan a una experiencia de supervisión pedagógica estrechamente vinculada a la evaluación del desempeño docente, y en menor medida a la formación inicial de los docentes, considerada de escasa incidencia en la calidad de las prácticas docentes. Sin embargo, las perspectivas sobre el rol del supervisor y el concepto de supervisión demuestran cierta apertura a la posibilidad de una supervisión más horizontal e incluso informal para producir impactos positivos.Universidade Estadual de Ponta Grossa2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/105399http://hdl.handle.net/10316/105399https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068por1809403118094309Seabra, FilipaAbelha, MartaMiranda, HelenaMoreira, Osvaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-22T12:45:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/105399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:58.458559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
Pedagogical Supervision: perspectives of preschool teachers in Portugal
Supervisión Pedagógica: perspectivas de educadores de infancia en Portugal
title Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
spellingShingle Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
Seabra, Filipa
Supervisão pedagógica
Educação de Infância
Desenvolvimento profissional de professores
Pedagogical supervision
Preschool teachers
Teacher professional development
Supervisión pedagógica
Educación infantil
Desarrollo profesional docente
title_short Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
title_full Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
title_fullStr Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
title_full_unstemmed Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
title_sort Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
author Seabra, Filipa
author_facet Seabra, Filipa
Abelha, Marta
Miranda, Helena
Moreira, Osvaldo
author_role author
author2 Abelha, Marta
Miranda, Helena
Moreira, Osvaldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Filipa
Abelha, Marta
Miranda, Helena
Moreira, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Educação de Infância
Desenvolvimento profissional de professores
Pedagogical supervision
Preschool teachers
Teacher professional development
Supervisión pedagógica
Educación infantil
Desarrollo profesional docente
topic Supervisão pedagógica
Educação de Infância
Desenvolvimento profissional de professores
Pedagogical supervision
Preschool teachers
Teacher professional development
Supervisión pedagógica
Educación infantil
Desarrollo profesional docente
description Perante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/105399
http://hdl.handle.net/10316/105399
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068
url http://hdl.handle.net/10316/105399
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 18094031
18094309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134110141120512