As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Maria Helena Portela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27100
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_b3702f4b76ce40b5473670b744a46423
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-streampublicidade digitalanúncios in-streamvalor da publicidadeatitudes aos anúncios instreamatitudes à marcaintenção de compradigital advertisingin-stream adsadvertising valueattitude toward the adattitude toward the brandpurchase intentionMestrado Bolonha em MarketingAs transformações digitais, dos planos de operações das empresas e dos consumidores em si têm vindo a ser alvo de múltiplas investigações. A digitalização surge como um facilitador da experiência comercial, permitindo a existência de um canal aberto de comunicação entre marcas e pessoas. O presente estudo tem como pano de fundo os anúncios in-stream, quais as atitudes geradas no consumidor diretamente relacionadas com este tipo de anúncios e qual o valor que lhes é indexado. O consumidor tem um papel de destaque neste estudo, pelo que uma análise detalhada relativa às atitudes deste torna-se essencial. Com isto, traça-se como objetivo o delinear das relações entre o valor da publicidade e as atitudes geradas em relação ao anúncio e à própria marca anunciada. De modo a cumprir com os objetivos propostos, foi conduzido um estudo explanatório e adotado o método de inquérito por questionário, com 147 respostas válidas. Para a análise do questionário utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS_SEM). Os resultados confirmam a influência positiva do entretenimento e do carácter informativo e a influência negativa da irritação no valor da publicidade. A relação entre o apelo emocional e o valor da publicidade acaba por ser a única relação não confirmada no presente estudo. É importante apontar também que os resultados deste estudo confirmam a importância da atitude em relação à marca na intenção de compra do consumidor. A importância do estudo prende-se com o entendimento consolidado dos anúncios num âmbito que é considerado, pelos consumidores, como maioritariamente intrusivo. Por esta dimensão da publicidade digital se considerar atrativa, um estudo aprofundado servirá de ferramenta estratégica para as empresas que queiram tomar decisões informadas e rentáveis.Digital and businesses transformations aligned with the mutations of the consumer itself have been the subject of multiple investigations. Digitalization emerges as a facilitator of the commercial experience, allowing the existence of an open channel of communication between brands and people. The present study refers in-stream ads as the main theme, focusing on which attitudes the consumer generates toward this type of ads and the value that is indexed to them. The consumer has a prominent role in this study, so a detailed analysis of its attitudes becomes essential. As so, the aim is to outline the relationships between advertising value and the attitudes toward the ad and the brand itself. To comply with the proposed, an explanatory study was conducted, and it was adopted the questionnaire survey method, with a total of 147 valid answers. To analyze the questionnaire, the method of modeling structural equations of least squares (PLS-SEM) was used. The results found confirm the positive influence of entertainment and informativeness and the negative influence of irritation on the value of advertising. The relationship between emotional appeal and the value of advertising turns out to be the only relationship not confirmed by the present study. It is important to point out that the results place the attitude toward the brand as a significant intermediary between the attitude toward the ad and the consumer’s purchase intention. The importance of this study relates to the consolidation of the understanding of the advertisements in an area that is considered by consumers to be mostly intrusive. Because this dimension of digital advertising being considered by most enterprises as attractive, an in-depth study will serve as a strategic tool for companies that want to make informed and profitable decisions.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaVicente, Maria Helena Portela2023-01-30T15:42:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27100porVicente, Maria Helena Portela (2022). “As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:36.932374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
title As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
spellingShingle As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
Vicente, Maria Helena Portela
publicidade digital
anúncios in-stream
valor da publicidade
atitudes aos anúncios instream
atitudes à marca
intenção de compra
digital advertising
in-stream ads
advertising value
attitude toward the ad
attitude toward the brand
purchase intention
title_short As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
title_full As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
title_fullStr As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
title_full_unstemmed As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
title_sort As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream
author Vicente, Maria Helena Portela
author_facet Vicente, Maria Helena Portela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Maria Helena Portela
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade digital
anúncios in-stream
valor da publicidade
atitudes aos anúncios instream
atitudes à marca
intenção de compra
digital advertising
in-stream ads
advertising value
attitude toward the ad
attitude toward the brand
purchase intention
topic publicidade digital
anúncios in-stream
valor da publicidade
atitudes aos anúncios instream
atitudes à marca
intenção de compra
digital advertising
in-stream ads
advertising value
attitude toward the ad
attitude toward the brand
purchase intention
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-01-30T15:42:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27100
url http://hdl.handle.net/10400.5/27100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vicente, Maria Helena Portela (2022). “As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131203233644544