Sucesso escolar: uma escola sem retenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Cristina Branca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15211
Resumo: No sentido de se poder compreender qual a aceitação de uma escola sem retenção, procurouse aprofundar as perceções de sucesso e insucesso de vários atores da comunidade educativa, nomeadamente de professores e encarregados de educação. Para tal realizou-se um estudo de caso numa escola básica integrada onde se identificaram o posicionamento sobre como o conceito é entendido. Segundo os dados de Programme for International Assessmente/PISA (OCDE, 2016) cerca de 34% dos jovens portugueses com 15 anos já tinham sido retidos pelo menos uma vez no seu percurso escolar. A reflexão de partida surge no âmbito dos estudos obtidos pela Comissão Nacional de Educação, divulgados em fevereiro de 2015, com o Relatório Técnico e a Recomendação sobre a Retenção Escolar nos Ensino Básico e Secundário. Partindo destes dados, importa saber como é que se posicionam os atores que dinâmicas e discussões se colocam na definição e promoção do sucesso escolar. Este trabalho pretende apreender e analisar a vivência, a compreensão e o posicionamento dos diversos agentes/atores sobre a prática da não-retenção escolar, bem como ponderar através da informação recolhida as implicações do princípio da não-retenção escolar em termos e dos seus efeitos numa sobrevivência escolar mais prolongada.
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