Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandrina Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108995
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_b37aa0d40e1dadf7cf1729353a214967
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da EducaçãoStudy-case of the importance of emotional management in school context: the Emotionary as a useful tool to Educational PsychologyGestão emocionalEscolaPsicologia da EducaçãoEmocionárioEmotional managementSchoolEducational PsychologyEmotionaryDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO tema “emoções”, gestão emocional, autorregulação e outros termos deste campo lexical têm constituído uma prioridade para a Psicologia e, concretamente, em contextos de trabalho e de aprendizagem e, com particular relevância, junto de crianças e jovens, em contexto escolar. Mais premente o assunto se revelou no período pós-pandémico. Assumida a importância do tema no que à saúde psicológica, adaptação, bem-estar e relacionamentos saudáveis diz respeito, questiona-se, na dimensão instrumental e na ponte entre o suporte teórico que atesta a importância da literacia emocional, dacomponente socioemocional da vida das pessoas e as implementações práticas, que recursos credíveis, válidos e acessíveis poderão servir aos psicólogos da educação, enquanto agentes de primeira linha na identificação de casos vulneráveis, planificação de ações de promoção de bem-estar, prevenção de situações de risco, intervenção individual e coletiva, na avaliação da eficiência e recomendações de “boas” práticas. O Emocionário (Pereira & Valcárcel, 2020) é um recurso que foi considerado para concretizar o apoio na promoção de competências, em contexto de estágio curricular, junto de crianças em contexto escolar. Motivou, então, o estudo do caso da sua utilização, no sentido de constatar em que medida se revela efetivamente uma ferramenta útil para a Psicologia da Educação.Com o objetivo de ilustrar a importância da gestão emocional, em contexto escolar,procedeu-se ao estudo do caso individual, a partir da utilização do Emocionário ao longo do 2.º período do ano letivo 2019/2020, junto de uma criança de 12 anos, do 6.º ano de escolaridade. Verificámos uma melhoria do seu desempenho aos níveis escolar, comportamental e socioemocional.Emotions, emotional management, self-regulation and other terms from this lexical field has been a priority to Psychology and, specifically, at work and learning environments and, with major importance, among children and young people at school context. Thissubject has been revealed more important after the world pandemic. The increasing importance concerning mental health, adaption, well-being and healthy relationships, is wondering, in instrumental dimension and the bridge between theoretical support thatcertifies the importance of emotional literacy, socioemotional component of people’s life and practical implementations, which credible, valid and accessible resources couldbe in the service of educational psychologists, as frontline agents in identification of vulnerable cases, planification of promotion actions of welfare, prevention of risk situations, individual and collective intervention, efficiency evaluation and good practice recommendation. The Emotionary is a resource chosen to accomplish thesupport of skills development, in context of internship, among children at school context. Therefore, it motivated the study-case of its use in the sense of verifying how effectively useful tool is to Educational Psychology.As the goal is to show the importance of emotional management, in school context, was proceeded an individual study-case, using the Emotionary during the second period of 2019/2020, with a twelve years old child from sixth grade. It was verified an improvement at scholar, behavioural and socioemotional spheres.2023-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108995http://hdl.handle.net/10316/108995TID:203358155porCosta, Sandrina Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T22:00:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:13.252494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
Study-case of the importance of emotional management in school context: the Emotionary as a useful tool to Educational Psychology
title Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
spellingShingle Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
Costa, Sandrina Rodrigues da
Gestão emocional
Escola
Psicologia da Educação
Emocionário
Emotional management
School
Educational Psychology
Emotionary
title_short Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
title_full Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
title_fullStr Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
title_full_unstemmed Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
title_sort Estudo de caso sobre a importância da gestão emocional em contexto escolar: o Emocionário como ferramenta útil para a Psicologia da Educação
author Costa, Sandrina Rodrigues da
author_facet Costa, Sandrina Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandrina Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão emocional
Escola
Psicologia da Educação
Emocionário
Emotional management
School
Educational Psychology
Emotionary
topic Gestão emocional
Escola
Psicologia da Educação
Emocionário
Emotional management
School
Educational Psychology
Emotionary
description Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108995
http://hdl.handle.net/10316/108995
TID:203358155
url http://hdl.handle.net/10316/108995
identifier_str_mv TID:203358155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135164338176