Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, S?lvia Alexandra de Albuquerque
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Henriques, Carolina Miguel Gra?a (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624
Resumo: A psicologia positiva ? uma nova abordagem cient?fica detentora de vastos recursos que permitem desenvolver compet?ncia emocional no individuo facilitando a sua adapta??o aos mais diversos contextos. O presente estudo teve como objetivos: conhecer as caracter?sticas sociodemogr?ficas, avaliar o n?vel de compet?ncia emocional (?perce??o emocional?, ?express?o emocional? e ?capacidade para lidar com a emo??o?) e relacionar a compet?ncia emocional, bem como as suas dimens?es com algumas vari?veis sociodemogr?ficas num grupo de 103 jovens estudantes (m = 17, f = 86), com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos de idade que frequentavam o 1? ano do ensino superior da Escola Superior de Sa?de do Instituto Polit?cnico de Leiria, nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Este estudo ? transversal, de cariz quantitativo e do tipo descritivo e correlacional. O instrumento utilizado na recolha de dados foi um question?rio constitu?do por duas partes: a primeira parte por um Question?rio Sociodemogr?fico e a segunda parte pelo Question?rio de Compet?ncia Emocional. Os resultados apontam para a exist?ncia de evid?ncias estatisticamente significativas em rela??o ao g?nero, ? vida social. No que se refere ao g?nero, as jovens revelam uma aptid?o maior para lidar com a emo??o comparativamente aos jovens. Observa-se ainda que, uma vida social ativa ? um bom preditor para uma maior compet?ncia emocional. Conclu?mos que, de uma forma geral, a maioria dos jovens estudantes que integraram esta amostra revelam possuir bons n?veis de compet?ncia emocional. / Positive psychology is a new scientific approach that has many features that allow you to develop emotional competence in the individual helping them to adapt to many different contexts. The present study aimed to: to know the sociodemographic characteristics, assess the level of emotional competence ("emotional perception", "emotional expression" and "ability to deal with the emotion") and relate to emotional competence, as well as their dimensions to sociodemographic variables in a group of 103 young students (M = 17, F = 86), aged between 18 and 22 years old, attending the 1st year of university, in School of Health, Polytechnic Institute of Leiria, in Nursing, Occupational Therapy and Physiotherapy. This study is cross-sectional, quantitative, descriptive and correlational. The instrument used for collect data was a questionnaire consisting of two parts: the first part by a sociodemographic questionnaire and the second part of emotional competence questionnaire. The results point to the existence of statistically significant evidence in relation to gender, social life. With respect to gender, young show a higher capacity to cope with the emotion compared to young people. It is also observed that an active social life is a good predictor for greater emotional competence. We conclude that, in general, the majority of young students who have integrated this sample show good levels of emotional competence.
id RCAP_aeb44d8c5241a470f84d58702c1595a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia PositivaCompet?ncia emocional - Emotional competenceJovens - Young peopleEnsino superior - UniversityPsicologia positiva - Positive psychologyA psicologia positiva ? uma nova abordagem cient?fica detentora de vastos recursos que permitem desenvolver compet?ncia emocional no individuo facilitando a sua adapta??o aos mais diversos contextos. O presente estudo teve como objetivos: conhecer as caracter?sticas sociodemogr?ficas, avaliar o n?vel de compet?ncia emocional (?perce??o emocional?, ?express?o emocional? e ?capacidade para lidar com a emo??o?) e relacionar a compet?ncia emocional, bem como as suas dimens?es com algumas vari?veis sociodemogr?ficas num grupo de 103 jovens estudantes (m = 17, f = 86), com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos de idade que frequentavam o 1? ano do ensino superior da Escola Superior de Sa?de do Instituto Polit?cnico de Leiria, nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Este estudo ? transversal, de cariz quantitativo e do tipo descritivo e correlacional. O instrumento utilizado na recolha de dados foi um question?rio constitu?do por duas partes: a primeira parte por um Question?rio Sociodemogr?fico e a segunda parte pelo Question?rio de Compet?ncia Emocional. Os resultados apontam para a exist?ncia de evid?ncias estatisticamente significativas em rela??o ao g?nero, ? vida social. No que se refere ao g?nero, as jovens revelam uma aptid?o maior para lidar com a emo??o comparativamente aos jovens. Observa-se ainda que, uma vida social ativa ? um bom preditor para uma maior compet?ncia emocional. Conclu?mos que, de uma forma geral, a maioria dos jovens estudantes que integraram esta amostra revelam possuir bons n?veis de compet?ncia emocional. / Positive psychology is a new scientific approach that has many features that allow you to develop emotional competence in the individual helping them to adapt to many different contexts. The present study aimed to: to know the sociodemographic characteristics, assess the level of emotional competence ("emotional perception", "emotional expression" and "ability to deal with the emotion") and relate to emotional competence, as well as their dimensions to sociodemographic variables in a group of 103 young students (M = 17, F = 86), aged between 18 and 22 years old, attending the 1st year of university, in School of Health, Polytechnic Institute of Leiria, in Nursing, Occupational Therapy and Physiotherapy. This study is cross-sectional, quantitative, descriptive and correlational. The instrument used for collect data was a questionnaire consisting of two parts: the first part by a sociodemographic questionnaire and the second part of emotional competence questionnaire. The results point to the existence of statistically significant evidence in relation to gender, social life. With respect to gender, young show a higher capacity to cope with the emotion compared to young people. It is also observed that an active social life is a good predictor for greater emotional competence. We conclude that, in general, the majority of young students who have integrated this sample show good levels of emotional competence.ISMT2016-06-09T14:22:46Z2016-06-092014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624TID:201180928porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624Ferreira, S?lvia Alexandra de AlbuquerqueHenriques, Carolina Miguel Gra?a (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:14Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:22.441204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
title Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
spellingShingle Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
Ferreira, S?lvia Alexandra de Albuquerque
Compet?ncia emocional - Emotional competence
Jovens - Young people
Ensino superior - University
Psicologia positiva - Positive psychology
title_short Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
title_full Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
title_fullStr Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
title_full_unstemmed Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
title_sort Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
author Ferreira, S?lvia Alexandra de Albuquerque
author_facet Ferreira, S?lvia Alexandra de Albuquerque
Henriques, Carolina Miguel Gra?a (Orientadora)
author_role author
author2 Henriques, Carolina Miguel Gra?a (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, S?lvia Alexandra de Albuquerque
Henriques, Carolina Miguel Gra?a (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Compet?ncia emocional - Emotional competence
Jovens - Young people
Ensino superior - University
Psicologia positiva - Positive psychology
topic Compet?ncia emocional - Emotional competence
Jovens - Young people
Ensino superior - University
Psicologia positiva - Positive psychology
description A psicologia positiva ? uma nova abordagem cient?fica detentora de vastos recursos que permitem desenvolver compet?ncia emocional no individuo facilitando a sua adapta??o aos mais diversos contextos. O presente estudo teve como objetivos: conhecer as caracter?sticas sociodemogr?ficas, avaliar o n?vel de compet?ncia emocional (?perce??o emocional?, ?express?o emocional? e ?capacidade para lidar com a emo??o?) e relacionar a compet?ncia emocional, bem como as suas dimens?es com algumas vari?veis sociodemogr?ficas num grupo de 103 jovens estudantes (m = 17, f = 86), com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos de idade que frequentavam o 1? ano do ensino superior da Escola Superior de Sa?de do Instituto Polit?cnico de Leiria, nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Este estudo ? transversal, de cariz quantitativo e do tipo descritivo e correlacional. O instrumento utilizado na recolha de dados foi um question?rio constitu?do por duas partes: a primeira parte por um Question?rio Sociodemogr?fico e a segunda parte pelo Question?rio de Compet?ncia Emocional. Os resultados apontam para a exist?ncia de evid?ncias estatisticamente significativas em rela??o ao g?nero, ? vida social. No que se refere ao g?nero, as jovens revelam uma aptid?o maior para lidar com a emo??o comparativamente aos jovens. Observa-se ainda que, uma vida social ativa ? um bom preditor para uma maior compet?ncia emocional. Conclu?mos que, de uma forma geral, a maioria dos jovens estudantes que integraram esta amostra revelam possuir bons n?veis de compet?ncia emocional. / Positive psychology is a new scientific approach that has many features that allow you to develop emotional competence in the individual helping them to adapt to many different contexts. The present study aimed to: to know the sociodemographic characteristics, assess the level of emotional competence ("emotional perception", "emotional expression" and "ability to deal with the emotion") and relate to emotional competence, as well as their dimensions to sociodemographic variables in a group of 103 young students (M = 17, F = 86), aged between 18 and 22 years old, attending the 1st year of university, in School of Health, Polytechnic Institute of Leiria, in Nursing, Occupational Therapy and Physiotherapy. This study is cross-sectional, quantitative, descriptive and correlational. The instrument used for collect data was a questionnaire consisting of two parts: the first part by a sociodemographic questionnaire and the second part of emotional competence questionnaire. The results point to the existence of statistically significant evidence in relation to gender, social life. With respect to gender, young show a higher capacity to cope with the emotion compared to young people. It is also observed that an active social life is a good predictor for greater emotional competence. We conclude that, in general, the majority of young students who have integrated this sample show good levels of emotional competence.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2016-06-09T14:22:46Z
2016-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624
TID:201180928
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624
identifier_str_mv TID:201180928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136421619957760