Impacto da internet na intenção da compra on-line, o caso do consumidor Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/8468 |
Resumo: | Tendo em conta que o consumidor possui mais informação relevante sobre os produtos e as estratégias que o suportam, torna-se necessário conhecer a informação que permite ir ao encontro das verdadeiras necessidades do consumidor, bem como a forma de melhor o satisfazer e fidelizar. Deste modo, o presente trabalho tem como objectivo analisar o impacto da Internet na intenção da compra on-line. Pretende-se assim compreender o papel da atitude do consumidor em relação à compra pela Internet e a relação do mesmo com as compras on-line, bem como a sua satisfação em relação à orientação da compra por impulso, orientação da marca, orientação da qualidade, experiência das compras on-line. Seguindo esta linha de raciocínio este estudo assentou em analisar as atitudes dos consumidores nas diferentes regiões de Portugal: Norte, Centro, Sul, e Ilhas. A amostra encontrada para aferir sobre a população foi de 360 indivíduos selecionados proporcionalmente à população existente, em cada região com mais de 13 anos. De referir que para tal assumiu-se um erro amostral de 5,16% e um nível de significância de 5%. Os principais resultados permitiram concluir que os consumidores manifestaram uma atitude positiva em relação a todas as hipóteses de investigação, porque a satisfação nos respetivos parâmetros corresponde à expectativa. Procurou-se obter a percepção e a importância atribuída à Internet pelos consumidores portugueses, onde o principal objectivo assenta em estudar o impacto da Internet na intenção da compra on-line do consumidor português e o seu grau de satisfação em relação à orientação da marca, orientação da qualidade, experiência com as com on-line, orientação da compra por impulso e confiança on-line. Da investigação desenvolvida foi possível ficar a saber que os factores que mais influenciam a escolha da compra on-line são: encontrar marcas e produtos conhecidos, a disponibilidade de produtos de alta qualidade e serviços prestados e ter confiança on-line. Como el consumidor tiene más información sobre los productos y estrategias que lo soportan, es necesario conocer la información que le permite identificar las verdaderas necesidades tal cual la forma de mejor satisfacer y fidelizarlo. Así, este trabajo tiene como objetivos analizar el impacto de la internet en la intención de la compra on-line. Se pretende comprender la actitud del consumidor con relación a la compra por Internet (on-line), así como su satisfacción relativa a la orientación de la compra por impulso, orientación de la marca, orientación de calidad, experiencia de compras on-line. Siguiendo este raciocinio, este estudio se basó en la análisis de las actitudes de los consumidores en las diferentes regiones de Portugal: norte, centro, sur e islas. La muestra encontrada para medir fue de 360 individuos seleccionados proporcionalmente a la populación existente en cada una de las regiones, con más de 13 años. El error de la muestra es de 5,16% y un nivel de significancia de 5%. Los principales resultados permitieron concluir que los consumidores manifestaron una actitud positiva en relación a todas las hipótesis de investigación, porque la satisfacción en los respectivos parámetros corresponde a la expectativa. Se intentó obtener la percepción y la importancia concedida a la Internet por los consumidores portugueses, donde el principal objetivo se basa en el estudio del impacto de Internet en la intención de compra on-line y su grado de satisfacción con la dirección de la marca, la orientación hacia la calidad, la experiencia con compras on-line, la orientación y el impulso de compra y la confianza on-line. La investigación desarrollada fue posible conocer los factores que influyen en la elección de la intención de comprar on-line: la búsqueda de marcas y productos conocidos, la disponibilidad de productos y servicios de alta calidad y tener confianza on-line. Considering that consumer has more relevant information about the products and strategies that support, it is necessary to know the information that there allows going and meeting the true necessities of the consumer, as well as the form of better satisfying it. In this way the present work analyze the impact of the internet with the intention of online purchase. It intends to understand so the paper of the position of the consumer regarding the purchase for the Internet and the relation of the same thing with the online purchases. Following this line of reasoning study this was based on analyzing the position of consumers in different regions of Portugal: North, Central, and South Islands. The sample found to check on the population of belonged 360 individuals selected proportionally to the existent population, in each region with more than 13 years. Of telling what for such assumed a mistake amostral of 5.6% and a significance level of signification 5%. The main results allowed conclude that the consumers showed a positive position regarding all the investigation hypotheses, because satisfaction in the respective parameters corresponds to the expectation. It was intention to obtain the perception and the importance given to the Internet by Portuguese consumers. Therefore the main objective is based on studying the impact of the Internet on the intention of to buy online. Also analyze the consumer satisfaction in relation to the orientation of the brand, quality orientation, experience with online shopping, guidance impulse buying and online confidence. From research developed was possible to get to know the factors that influence the choice of the intention of buying online are: finding known brands and products, the availability of high quality products and services, and having online confidence. |
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Procurou-se obter a percepção e a importância atribuída à Internet pelos consumidores portugueses, onde o principal objectivo assenta em estudar o impacto da Internet na intenção da compra on-line do consumidor português e o seu grau de satisfação em relação à orientação da marca, orientação da qualidade, experiência com as com on-line, orientação da compra por impulso e confiança on-line. Da investigação desenvolvida foi possível ficar a saber que os factores que mais influenciam a escolha da compra on-line são: encontrar marcas e produtos conhecidos, a disponibilidade de produtos de alta qualidade e serviços prestados e ter confiança on-line. Como el consumidor tiene más información sobre los productos y estrategias que lo soportan, es necesario conocer la información que le permite identificar las verdaderas necesidades tal cual la forma de mejor satisfacer y fidelizarlo. Así, este trabajo tiene como objetivos analizar el impacto de la internet en la intención de la compra on-line. 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From research developed was possible to get to know the factors that influence the choice of the intention of buying online are: finding known brands and products, the availability of high quality products and services, and having online confidence.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e GestãoFernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBVaz, Sandra Cristina2013-06-17T10:28:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8468TID:201427982porVaz, Sandra Cristina (2013). Impacto da internet na intenção da compra on-line, o caso do consumidor Português. Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Gestão das Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:47Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:57.283986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A amostra encontrada para aferir sobre a população foi de 360 indivíduos selecionados proporcionalmente à população existente, em cada região com mais de 13 anos. De referir que para tal assumiu-se um erro amostral de 5,16% e um nível de significância de 5%. Os principais resultados permitiram concluir que os consumidores manifestaram uma atitude positiva em relação a todas as hipóteses de investigação, porque a satisfação nos respetivos parâmetros corresponde à expectativa. Procurou-se obter a percepção e a importância atribuída à Internet pelos consumidores portugueses, onde o principal objectivo assenta em estudar o impacto da Internet na intenção da compra on-line do consumidor português e o seu grau de satisfação em relação à orientação da marca, orientação da qualidade, experiência com as com on-line, orientação da compra por impulso e confiança on-line. Da investigação desenvolvida foi possível ficar a saber que os factores que mais influenciam a escolha da compra on-line são: encontrar marcas e produtos conhecidos, a disponibilidade de produtos de alta qualidade e serviços prestados e ter confiança on-line. Como el consumidor tiene más información sobre los productos y estrategias que lo soportan, es necesario conocer la información que le permite identificar las verdaderas necesidades tal cual la forma de mejor satisfacer y fidelizarlo. Así, este trabajo tiene como objetivos analizar el impacto de la internet en la intención de la compra on-line. Se pretende comprender la actitud del consumidor con relación a la compra por Internet (on-line), así como su satisfacción relativa a la orientación de la compra por impulso, orientación de la marca, orientación de calidad, experiencia de compras on-line. Siguiendo este raciocinio, este estudio se basó en la análisis de las actitudes de los consumidores en las diferentes regiones de Portugal: norte, centro, sur e islas. La muestra encontrada para medir fue de 360 individuos seleccionados proporcionalmente a la populación existente en cada una de las regiones, con más de 13 años. El error de la muestra es de 5,16% y un nivel de significancia de 5%. Los principales resultados permitieron concluir que los consumidores manifestaron una actitud positiva en relación a todas las hipótesis de investigación, porque la satisfacción en los respectivos parámetros corresponde a la expectativa. Se intentó obtener la percepción y la importancia concedida a la Internet por los consumidores portugueses, donde el principal objetivo se basa en el estudio del impacto de Internet en la intención de compra on-line y su grado de satisfacción con la dirección de la marca, la orientación hacia la calidad, la experiencia con compras on-line, la orientación y el impulso de compra y la confianza on-line. La investigación desarrollada fue posible conocer los factores que influyen en la elección de la intención de comprar on-line: la búsqueda de marcas y productos conocidos, la disponibilidad de productos y servicios de alta calidad y tener confianza on-line. Considering that consumer has more relevant information about the products and strategies that support, it is necessary to know the information that there allows going and meeting the true necessities of the consumer, as well as the form of better satisfying it. In this way the present work analyze the impact of the internet with the intention of online purchase. It intends to understand so the paper of the position of the consumer regarding the purchase for the Internet and the relation of the same thing with the online purchases. Following this line of reasoning study this was based on analyzing the position of consumers in different regions of Portugal: North, Central, and South Islands. The sample found to check on the population of belonged 360 individuals selected proportionally to the existent population, in each region with more than 13 years. Of telling what for such assumed a mistake amostral of 5.6% and a significance level of signification 5%. The main results allowed conclude that the consumers showed a positive position regarding all the investigation hypotheses, because satisfaction in the respective parameters corresponds to the expectation. It was intention to obtain the perception and the importance given to the Internet by Portuguese consumers. Therefore the main objective is based on studying the impact of the Internet on the intention of to buy online. Also analyze the consumer satisfaction in relation to the orientation of the brand, quality orientation, experience with online shopping, guidance impulse buying and online confidence. From research developed was possible to get to know the factors that influence the choice of the intention of buying online are: finding known brands and products, the availability of high quality products and services, and having online confidence. |
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