A relação escola-família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Catarina Inês Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42079
Resumo: A Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b), entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz. No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho. Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra. No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões, terminando com algumas considerações finais.
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