A relação escola-família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42079 |
Resumo: | A Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b), entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz. No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho. Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra. No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões, terminando com algumas considerações finais. |
id |
RCAP_cac2a36e6ad65e6fca39ab599d7931a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação escola-famíliaParticipaçãoFamíliaRelação Escola-FamíliaEnvolvimentoEncarregados de EducaçãoPaisMãesA Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b), entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz. No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho. Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra. No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões, terminando com algumas considerações finais.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumReis, Catarina Inês Simões2022-10-28T09:02:14Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42079203085566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:11.653677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação escola-família |
title |
A relação escola-família |
spellingShingle |
A relação escola-família Reis, Catarina Inês Simões Participação Família Relação Escola-Família Envolvimento Encarregados de Educação Pais Mães |
title_short |
A relação escola-família |
title_full |
A relação escola-família |
title_fullStr |
A relação escola-família |
title_full_unstemmed |
A relação escola-família |
title_sort |
A relação escola-família |
author |
Reis, Catarina Inês Simões |
author_facet |
Reis, Catarina Inês Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Catarina Inês Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Família Relação Escola-Família Envolvimento Encarregados de Educação Pais Mães |
topic |
Participação Família Relação Escola-Família Envolvimento Encarregados de Educação Pais Mães |
description |
A Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b), entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz. No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho. Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra. No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões, terminando com algumas considerações finais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-28T09:02:14Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42079 203085566 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42079 |
identifier_str_mv |
203085566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130595789373440 |