A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Inês Filipa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37536
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a temática da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas experiências curriculares e de acordo com o interesse pessoal, considerei pertinente estudar este tema, na medida em que as transições são momentos de grande importância no percurso escolar das crianças. Assim, elaborei uma pesquisa sustentada em autores que se têm debruçado sobre o tema, de forma a elaborar a fundamentação teórica deste trabalho. Posteriormente, realizei um estudo empírico tendo sido aplicado um inquérito por questionário a encarregadas de educação de crianças a frequentarem o último ano da educação pré-escolar, bem como a educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, visando perceber como é que encarregadas de educação e profissionais educativos/as vivenciam esta transição. Por fim, elaborei a análise de dados e a discussão dos mesmos para retirar conclusões, terminando com algumas considerações finais.
id RCAP_b3c02ee49ad0ae7d475a6cf339cedc9b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoTransiçãoEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloEncarregados de EducaçãoEducadores de InfânciaProfessores do Ensino Básico 1º CicloO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a temática da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas experiências curriculares e de acordo com o interesse pessoal, considerei pertinente estudar este tema, na medida em que as transições são momentos de grande importância no percurso escolar das crianças. Assim, elaborei uma pesquisa sustentada em autores que se têm debruçado sobre o tema, de forma a elaborar a fundamentação teórica deste trabalho. Posteriormente, realizei um estudo empírico tendo sido aplicado um inquérito por questionário a encarregadas de educação de crianças a frequentarem o último ano da educação pré-escolar, bem como a educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, visando perceber como é que encarregadas de educação e profissionais educativos/as vivenciam esta transição. Por fim, elaborei a análise de dados e a discussão dos mesmos para retirar conclusões, terminando com algumas considerações finais.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumCarvalho, Inês Filipa2021-09-22T07:53:36Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37536202767078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.483425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Carvalho, Inês Filipa
Transição
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Encarregados de Educação
Educadores de Infância
Professores do Ensino Básico 1º Ciclo
title_short A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_full A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
author Carvalho, Inês Filipa
author_facet Carvalho, Inês Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Inês Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Transição
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Encarregados de Educação
Educadores de Infância
Professores do Ensino Básico 1º Ciclo
topic Transição
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Encarregados de Educação
Educadores de Infância
Professores do Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a temática da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas experiências curriculares e de acordo com o interesse pessoal, considerei pertinente estudar este tema, na medida em que as transições são momentos de grande importância no percurso escolar das crianças. Assim, elaborei uma pesquisa sustentada em autores que se têm debruçado sobre o tema, de forma a elaborar a fundamentação teórica deste trabalho. Posteriormente, realizei um estudo empírico tendo sido aplicado um inquérito por questionário a encarregadas de educação de crianças a frequentarem o último ano da educação pré-escolar, bem como a educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, visando perceber como é que encarregadas de educação e profissionais educativos/as vivenciam esta transição. Por fim, elaborei a análise de dados e a discussão dos mesmos para retirar conclusões, terminando com algumas considerações finais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-22T07:53:36Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37536
202767078
url http://hdl.handle.net/10400.26/37536
identifier_str_mv 202767078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034707890176