A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37536 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a temática da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas experiências curriculares e de acordo com o interesse pessoal, considerei pertinente estudar este tema, na medida em que as transições são momentos de grande importância no percurso escolar das crianças. Assim, elaborei uma pesquisa sustentada em autores que se têm debruçado sobre o tema, de forma a elaborar a fundamentação teórica deste trabalho. Posteriormente, realizei um estudo empírico tendo sido aplicado um inquérito por questionário a encarregadas de educação de crianças a frequentarem o último ano da educação pré-escolar, bem como a educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, visando perceber como é que encarregadas de educação e profissionais educativos/as vivenciam esta transição. Por fim, elaborei a análise de dados e a discussão dos mesmos para retirar conclusões, terminando com algumas considerações finais. |
id |
RCAP_b3c02ee49ad0ae7d475a6cf339cedc9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37536 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoTransiçãoEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloEncarregados de EducaçãoEducadores de InfânciaProfessores do Ensino Básico 1º CicloO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a temática da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas experiências curriculares e de acordo com o interesse pessoal, considerei pertinente estudar este tema, na medida em que as transições são momentos de grande importância no percurso escolar das crianças. Assim, elaborei uma pesquisa sustentada em autores que se têm debruçado sobre o tema, de forma a elaborar a fundamentação teórica deste trabalho. Posteriormente, realizei um estudo empírico tendo sido aplicado um inquérito por questionário a encarregadas de educação de crianças a frequentarem o último ano da educação pré-escolar, bem como a educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, visando perceber como é que encarregadas de educação e profissionais educativos/as vivenciam esta transição. Por fim, elaborei a análise de dados e a discussão dos mesmos para retirar conclusões, terminando com algumas considerações finais.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumCarvalho, Inês Filipa2021-09-22T07:53:36Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37536202767078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.483425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
title |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico Carvalho, Inês Filipa Transição Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Encarregados de Educação Educadores de Infância Professores do Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Carvalho, Inês Filipa |
author_facet |
Carvalho, Inês Filipa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Inês Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Encarregados de Educação Educadores de Infância Professores do Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Transição Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Encarregados de Educação Educadores de Infância Professores do Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a temática da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas experiências curriculares e de acordo com o interesse pessoal, considerei pertinente estudar este tema, na medida em que as transições são momentos de grande importância no percurso escolar das crianças. Assim, elaborei uma pesquisa sustentada em autores que se têm debruçado sobre o tema, de forma a elaborar a fundamentação teórica deste trabalho. Posteriormente, realizei um estudo empírico tendo sido aplicado um inquérito por questionário a encarregadas de educação de crianças a frequentarem o último ano da educação pré-escolar, bem como a educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, visando perceber como é que encarregadas de educação e profissionais educativos/as vivenciam esta transição. Por fim, elaborei a análise de dados e a discussão dos mesmos para retirar conclusões, terminando com algumas considerações finais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-22T07:53:36Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37536 202767078 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37536 |
identifier_str_mv |
202767078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034707890176 |