Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marta Filipa da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8631
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo primordial apresentar o processo formativo da mestranda e refletir de forma crítica sobre o seu desenvolvimento profissional decorrente do estágio profissionalizante realizado nos contextos educativos visados pelo Mestrado. O relatório espelha assim, a mobilização de um quadro teórico concetual e legal que fundamentou a prática pedagógica em ambos os níveis educativos, bem como o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais essenciais para a construção do seu perfil profissional. Neste sentido, e de modo a atuar com intencionalidade educativa, constituiu-se como imprescindível mobilizar características inerentes aos dois princípios basilares que sustentaram a ação da formanda: a metodologia de investigação-ação e o paradigma socio construtivista. Como tal, atendendo que a criança é o ator principal da sua educação, afigurou-se como crucial a participação num processo reflexivo colaborativo que fomentasse o desenvolvimento de uma atitude investigativa, crítica e reflexiva, por parte da estudante que possibilitasse não só a transformação e a melhoria das suas práticas, mas também que visasse o desenvolvimento integral da criança. Porquanto, a realização do Relatório de Estágio constituiu um instrumento e documento essencial à formação da mestranda, uma vez que permitiu uma análise crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida e sobre os desafios emergentes, contribuindo fortemente para a construção da sua identidade profissional docente.
id RCAP_0e86f840f41f0e11865098aa75cd349a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática PedagógicaDesenvolvimento profissionalMetodologia de Investigação-AçãoAprendizagem significativa e construtivaTeaching PracticeProfessional DevelopmentResearch – Action MethodologyMeaningful and Constructive LearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio foi elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo primordial apresentar o processo formativo da mestranda e refletir de forma crítica sobre o seu desenvolvimento profissional decorrente do estágio profissionalizante realizado nos contextos educativos visados pelo Mestrado. O relatório espelha assim, a mobilização de um quadro teórico concetual e legal que fundamentou a prática pedagógica em ambos os níveis educativos, bem como o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais essenciais para a construção do seu perfil profissional. Neste sentido, e de modo a atuar com intencionalidade educativa, constituiu-se como imprescindível mobilizar características inerentes aos dois princípios basilares que sustentaram a ação da formanda: a metodologia de investigação-ação e o paradigma socio construtivista. Como tal, atendendo que a criança é o ator principal da sua educação, afigurou-se como crucial a participação num processo reflexivo colaborativo que fomentasse o desenvolvimento de uma atitude investigativa, crítica e reflexiva, por parte da estudante que possibilitasse não só a transformação e a melhoria das suas práticas, mas também que visasse o desenvolvimento integral da criança. Porquanto, a realização do Relatório de Estágio constituiu um instrumento e documento essencial à formação da mestranda, uma vez que permitiu uma análise crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida e sobre os desafios emergentes, contribuindo fortemente para a construção da sua identidade profissional docente.This internship report has been written as a partial requirement for the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. Its main purpose is to present the training process of the graduate and to reflect critically on her professional development resulting from the work experience carried out in the educational contexts devised by the Master’s Degree. It also aims to present the conceptual and legal theoretical framework behind the pedagogical practice in both educational levels as well as the development of professional and personal skills essential for building the graduate’s professional profile. To this purpose and according to educational objectives, it was established as essential to adopt the inherent characteristics of the two fundamental principles that have sustained the work of the graduate: the action-research methodology and the paradigm of social constructivism. As such, and given that the child is the main actor of his own education, it appeared as crucial to undergo a collaborative and reflective process that would foster the development of an investigative, critical and reflective attitude by the graduate that would allow not only the transformation and improvement of her own skills and practice, but also the integral development of the child. The present report is therefore considered an essential document to the formation of the graduate, since it allowed a critical and reflective analysis of the pedagogical practice developed as well as of the emerging challenges, having contributed profoundly to the construction of the graduate’s teaching professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Marta Filipa da Silva2016-11-08T12:11:55Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8631TID:201275724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:26.468184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Oliveira, Marta Filipa da Silva
Prática Pedagógica
Desenvolvimento profissional
Metodologia de Investigação-Ação
Aprendizagem significativa e construtiva
Teaching Practice
Professional Development
Research – Action Methodology
Meaningful and Constructive Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Oliveira, Marta Filipa da Silva
author_facet Oliveira, Marta Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marta Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Desenvolvimento profissional
Metodologia de Investigação-Ação
Aprendizagem significativa e construtiva
Teaching Practice
Professional Development
Research – Action Methodology
Meaningful and Constructive Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Pedagógica
Desenvolvimento profissional
Metodologia de Investigação-Ação
Aprendizagem significativa e construtiva
Teaching Practice
Professional Development
Research – Action Methodology
Meaningful and Constructive Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio foi elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo primordial apresentar o processo formativo da mestranda e refletir de forma crítica sobre o seu desenvolvimento profissional decorrente do estágio profissionalizante realizado nos contextos educativos visados pelo Mestrado. O relatório espelha assim, a mobilização de um quadro teórico concetual e legal que fundamentou a prática pedagógica em ambos os níveis educativos, bem como o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais essenciais para a construção do seu perfil profissional. Neste sentido, e de modo a atuar com intencionalidade educativa, constituiu-se como imprescindível mobilizar características inerentes aos dois princípios basilares que sustentaram a ação da formanda: a metodologia de investigação-ação e o paradigma socio construtivista. Como tal, atendendo que a criança é o ator principal da sua educação, afigurou-se como crucial a participação num processo reflexivo colaborativo que fomentasse o desenvolvimento de uma atitude investigativa, crítica e reflexiva, por parte da estudante que possibilitasse não só a transformação e a melhoria das suas práticas, mas também que visasse o desenvolvimento integral da criança. Porquanto, a realização do Relatório de Estágio constituiu um instrumento e documento essencial à formação da mestranda, uma vez que permitiu uma análise crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida e sobre os desafios emergentes, contribuindo fortemente para a construção da sua identidade profissional docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T12:11:55Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8631
TID:201275724
url http://hdl.handle.net/10400.22/8631
identifier_str_mv TID:201275724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390777753600