Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Cátia Fabiana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9546
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.!
id RCAP_ef027aab94e3bec276fea3a407c4e76c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:Relatório de EstágioCriançaInvestigação-açãoEducação infantilFormação ao longo da vidaChildAction-research methodologychild educationlifelong learningAprendizagemDesenvolvimento profissionalInvestigação-açãoPrática pedagógicaLearningProfessional developmentAction research methodologyTeaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.!Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:This! Report! of! Professional! Qualification! Stage! comes! integrated! in! the!master! degree! in! preschool! and! primary! school! education,! reflects! the! path!made! by! the! student! between! the! month! of! February! ad! June! of! the! current! year,! which! the! formation! was! developed! in! the! Centro! Social! e! Paroquial! da! Nossa! Senhora! da! Ajuda.! Throughout! the! report! is! possible! to! see! the! assumptions! that! the! graduate! student!used!to!guide!her!actions,!like!the!actionLresearch!methodology.!While!going! through!the!five!phases!of!the!actionLresearch!methodology,!it!allowed!to!develop!a! systematic!and!reflexive!investigation,!allowing!to!have!a!critical!position,!in!relation! to!the!implanted!action.! With! this!work,! through!de! curricular!models,! the! student!wanted! to!provide! to! the! child! an! active! role! in! his! learning! process.! This!way,! the! child! builds! his! own! knowledge!trough!action!learning.! The!experience!gained!with!the!practice!in!preschool,!let!the!student!developed! her! professional! competences,! in! every! level,! which! made! her! evolve! as! an! educational! professional! and! gained! a! bigger! perception! about! the! kindergartens’! work.! Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A! practical! formation! allows! completing! the! comprehension! of! theoretical! and! legal!concepts,!the!joint!of!knowing!and!to!know!how!to!do,!(re)creating!theoretical! and!practical!knowledge!in!the!professional!action.! ! The!present! report! as! the! aim!of! analysing! the!process! elapsed! in! a! critical! and! reflective! way,! with! a! professional! and! personal! development! of! the! trainee,! in! kindergarten! and! primary! school! contexts! in! the! curricular! unit! of! Supervised! Pedagogic!Practice,!integrated!of!the!Master's!degree!in!PreDSchool!Education!and!1st! Cycle!of!Basic!Education!curricular!plan.! ! Both! stages! were! supported! by! Action! Research! methodology,! revealing! the! observation,! plan,! reflection! and! evaluation! as! essential! stages! for! the! praxis! transformation! and! articulation! of! several! professional! knowing.! In! this! way,! the! pedagogic! practice! became! an! object! of! investigation! consisting! in! a! stimulus! fountain!to!the!problem!solvers!and!the!creation!of!new!knowledge.!Also!reveals!the! pedagogic! practice! develops! in! dyad! formation,! stimulating! the! knowledge! (re)constructing!by!reflection!and!constant!dialog.! ! Thinking!in!the!same!line,!this!report!shows!experiences!and!significant!learning! moments! in! theoretical! and! practical! contexts,! contributed! to! the! development! of! essential! competences! for! the! teaching! professionalism! and,! consequently,! the! construction!of!the!professional!identity.!Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaciel, Cátia Fabiana2017-02-14T14:11:54Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9546TID:201613964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.582582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
Relatório de Estágio
title Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
spellingShingle Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
Maciel, Cátia Fabiana
Criança
Investigação-ação
Educação infantil
Formação ao longo da vida
Child
Action-research methodology
child education
lifelong learning
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Prática pedagógica
Learning
Professional development
Action research methodology
Teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
title_full Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
title_fullStr Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
title_full_unstemmed Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
title_sort Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
author Maciel, Cátia Fabiana
author_facet Maciel, Cátia Fabiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Cátia Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Investigação-ação
Educação infantil
Formação ao longo da vida
Child
Action-research methodology
child education
lifelong learning
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Prática pedagógica
Learning
Professional development
Action research methodology
Teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Investigação-ação
Educação infantil
Formação ao longo da vida
Child
Action-research methodology
child education
lifelong learning
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Prática pedagógica
Learning
Professional development
Action research methodology
Teaching practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.!
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-02-14T14:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9546
TID:201613964
url http://hdl.handle.net/10400.22/9546
identifier_str_mv TID:201613964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131396847960064