Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20758 |
Resumo: | A criatividade é hoje um tema em pleno debate no meio académico pela sua importância na sociedade atual. No entanto, apenas nos últimos anos se começou a discutir largamente a importância de implementar e desenvolver a criatividade nas escolas, no sentido de potenciar as competências do pensamento criativo nos alunos. Neste relatório de estágio são apresentadas algumas perspetivas e abordagens sobre a criatividade, na sua relação com o ensino, partindo do conceito inicial de competência. O presente estudo pretendeu ainda aferir o impacto e a eficácia de estratégias didático-pedagógicas conducentes ao desenvolvimento de competências de pensamento criativo nos alunos. Para o efeito, foi avaliado e comparado o potencial criativo de dois grupos de estudo, constituídos por alunos do 10º ano de escolaridade, tendo sido recolhida uma amostra por conveniência constituída por 45 sujeitos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 15.69 anos), (DP = 0.66). Foi utilizada como medida de avaliação o Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) de Urban e Jellen (1996). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo para o total do TCT-DP, sendo que os sujeitos do grupo experimental apresentam resultados médios superiores de criatividade. |
id |
RCAP_b3de33d56c1cd13d6a40a53cbd399fc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagemCriatividadeCompetênciaEnsinoCurrículoTCT-DPPensamento divergenteCreativityCompetenceTeachingCurriculumDivergent thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA criatividade é hoje um tema em pleno debate no meio académico pela sua importância na sociedade atual. No entanto, apenas nos últimos anos se começou a discutir largamente a importância de implementar e desenvolver a criatividade nas escolas, no sentido de potenciar as competências do pensamento criativo nos alunos. Neste relatório de estágio são apresentadas algumas perspetivas e abordagens sobre a criatividade, na sua relação com o ensino, partindo do conceito inicial de competência. O presente estudo pretendeu ainda aferir o impacto e a eficácia de estratégias didático-pedagógicas conducentes ao desenvolvimento de competências de pensamento criativo nos alunos. Para o efeito, foi avaliado e comparado o potencial criativo de dois grupos de estudo, constituídos por alunos do 10º ano de escolaridade, tendo sido recolhida uma amostra por conveniência constituída por 45 sujeitos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 15.69 anos), (DP = 0.66). Foi utilizada como medida de avaliação o Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) de Urban e Jellen (1996). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo para o total do TCT-DP, sendo que os sujeitos do grupo experimental apresentam resultados médios superiores de criatividade.Creativity is now a subject that entangles a full debate in academia for its importance in today's society. However, only in recent years did we begin to widely discuss the importance of implementing and developing creativity in schools in order to enhance the skills of creative thinking in students. This internship report presents some perspectives and approaches to creativity, in its relation with education, starting from the initial concept of competence. The present study aimed to further assess the impact and effectiveness of didactic and pedagogical strategies that lead to the development of creative thinking skills in students. To this end, we evaluated and compared the creative potential of two study groups, consisting of students on the 10th grade; we collected a convenience sample consisting of 45 subjects, aged between 15 and 18 (M = 15.69 years old) (SD = 0.66). The Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) was used as an evaluation measurement by Urban & Jellen (1996). It was found that there were statistically significant differences between the experimental group and the control group for the total TCT-DP, with the subjects in the experimental group presenting higher average scores of creativity.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Pedro Marinho Gonçalves2016-09-23T14:41:55Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20758TID:201676540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:40:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:11.631838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
title |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
spellingShingle |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves Criatividade Competência Ensino Currículo TCT-DP Pensamento divergente Creativity Competence Teaching Curriculum Divergent thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
title_full |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
title_fullStr |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
title_sort |
Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem |
author |
Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves |
author_facet |
Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palhinha, Maria Helena Cardoso Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Competência Ensino Currículo TCT-DP Pensamento divergente Creativity Competence Teaching Curriculum Divergent thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criatividade Competência Ensino Currículo TCT-DP Pensamento divergente Creativity Competence Teaching Curriculum Divergent thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A criatividade é hoje um tema em pleno debate no meio académico pela sua importância na sociedade atual. No entanto, apenas nos últimos anos se começou a discutir largamente a importância de implementar e desenvolver a criatividade nas escolas, no sentido de potenciar as competências do pensamento criativo nos alunos. Neste relatório de estágio são apresentadas algumas perspetivas e abordagens sobre a criatividade, na sua relação com o ensino, partindo do conceito inicial de competência. O presente estudo pretendeu ainda aferir o impacto e a eficácia de estratégias didático-pedagógicas conducentes ao desenvolvimento de competências de pensamento criativo nos alunos. Para o efeito, foi avaliado e comparado o potencial criativo de dois grupos de estudo, constituídos por alunos do 10º ano de escolaridade, tendo sido recolhida uma amostra por conveniência constituída por 45 sujeitos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 15.69 anos), (DP = 0.66). Foi utilizada como medida de avaliação o Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) de Urban e Jellen (1996). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo para o total do TCT-DP, sendo que os sujeitos do grupo experimental apresentam resultados médios superiores de criatividade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2016-09-23T14:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/20758 TID:201676540 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/20758 |
identifier_str_mv |
TID:201676540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131857772609536 |