Modelos de remuneração e incentivos em forças de vendas, aplicado à empresa Epoch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luis Filipe Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28361
Resumo: Os incentivos tradicionais, como aumentos e bónus, são apostas que para as gerações Millennials e Z, se apresentam como arriscadas. Gerir satisfação no trabalho e envolvimento dos colaboradores pode não ser suficiente. A pandemia alterou a forma de trabalho. O presente projeto tem como objetivo melhorar o modelo de remuneração e incentivos na força de vendas da empresa Epoch, de modo a aumentar o tempo de permanência dos seus colaboradores. A rotatividade dos colaboradores faz aumentar os custos com recrutamento e formação contribuindo negativamente no atingimento dos objetivos comerciais. Analisar a perceção dos colaboradores da área comercial da empresa sobre motivação, sistema de remuneração e incentivos e o impacto do trabalho a tempo parcial, voluntário e involuntário. No estudo foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos. A obtenção dos dados secundários mais importantes para o projeto iniciou-se fazendo uma revisão da literatura tendo sido usada uma pesquisa qualitativa. Os dados primários foram obtidos através de um questionário realizado à força de vendas, obtiveram-se 38 respostas correspondente a 95% dos delegados comerciais da empresa. A análise dos dados foi efetuada por análise quantitativa. Os resultados demonstraram que a maioria dos colaboradores estão motivados com o seu trabalho e têm forte apetência por remuneração variável. O trabalho a tempo parcial é usado de forma voluntária, permitindo a sua conciliação com outras atividades. A falta de componente base, no modelo de remuneração, aliado a uma distribuição de incentivos não financeiros desadequada das necessidades de cada colaborador, contribuem para a grande rotatividade dos colaboradores.
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