Relatório de Estágio de Andreia Sofia Oliveira Monteiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Andreia Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25139
Resumo: O presente relatório foi sendo elaborado ao longo do segundo ano de mestrado, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, retratando o percurso vivido no âmbito da formação docente inicial. Esta revelou-se vital no desenvolvimento de uma identidade profissional docente ao permitir a expansão e articulação de conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos potenciadores de uma práxis de participação centrada na criança e nas experiências a ela proporcionadas à luz da intencionalidade pedagógica. No âmbito de interações qualitativas entre os vários intervenientes do processo educativo, releva-se a presença fulcral da dimensão colaborativa no sentido da emersão de conhecimento, e consequentemente no enriquecimento da ação, através da partilha, reflexão e diálogo de diferentes perspetivas. Inscrevendo-se numa perspetiva sacio construtivista, o vigente relatório, procura, através do enquadramento teórico e legal e da seleção das ações pedagógicas desenvolvidas, ressaltar a visão da criança como participante ativo no processo de aprendizagem, assim como a perspetiva do adulto sendo mediador e estimulador das potencialidades de cada criança, atentando às suas especificidades por intervenção da sua capacidade de observação e escuta atenta. Um outro pilar fulcral no estímulo da capacidade reflexiva e indagatória cabe ao desenvolvimento da Metodologia de lnvestigação-Ação, caracterizadora de uma prática investigativa com vista à transformação tendo em conta ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, como resultado de uma formação dupla, nasce o presente relatório, reflexo da articulação gradual de conhecimentos conducentes a uma visão respeitadora e atenta do desenvolvimento global da criança.
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