Relatório de Estágio de Andreia Sofia Oliveira Monteiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25139 |
Resumo: | O presente relatório foi sendo elaborado ao longo do segundo ano de mestrado, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, retratando o percurso vivido no âmbito da formação docente inicial. Esta revelou-se vital no desenvolvimento de uma identidade profissional docente ao permitir a expansão e articulação de conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos potenciadores de uma práxis de participação centrada na criança e nas experiências a ela proporcionadas à luz da intencionalidade pedagógica. No âmbito de interações qualitativas entre os vários intervenientes do processo educativo, releva-se a presença fulcral da dimensão colaborativa no sentido da emersão de conhecimento, e consequentemente no enriquecimento da ação, através da partilha, reflexão e diálogo de diferentes perspetivas. Inscrevendo-se numa perspetiva sacio construtivista, o vigente relatório, procura, através do enquadramento teórico e legal e da seleção das ações pedagógicas desenvolvidas, ressaltar a visão da criança como participante ativo no processo de aprendizagem, assim como a perspetiva do adulto sendo mediador e estimulador das potencialidades de cada criança, atentando às suas especificidades por intervenção da sua capacidade de observação e escuta atenta. Um outro pilar fulcral no estímulo da capacidade reflexiva e indagatória cabe ao desenvolvimento da Metodologia de lnvestigação-Ação, caracterizadora de uma prática investigativa com vista à transformação tendo em conta ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, como resultado de uma formação dupla, nasce o presente relatório, reflexo da articulação gradual de conhecimentos conducentes a uma visão respeitadora e atenta do desenvolvimento global da criança. |
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Relatório de Estágio de Andreia Sofia Oliveira MonteiroColaboraçãoMetodologia de investigação-açãoParadigma participativoIntencionalidade educativaCollaborationAction research methodologyParticipatory paradigmEducational intentionalityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi sendo elaborado ao longo do segundo ano de mestrado, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, retratando o percurso vivido no âmbito da formação docente inicial. Esta revelou-se vital no desenvolvimento de uma identidade profissional docente ao permitir a expansão e articulação de conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos potenciadores de uma práxis de participação centrada na criança e nas experiências a ela proporcionadas à luz da intencionalidade pedagógica. No âmbito de interações qualitativas entre os vários intervenientes do processo educativo, releva-se a presença fulcral da dimensão colaborativa no sentido da emersão de conhecimento, e consequentemente no enriquecimento da ação, através da partilha, reflexão e diálogo de diferentes perspetivas. Inscrevendo-se numa perspetiva sacio construtivista, o vigente relatório, procura, através do enquadramento teórico e legal e da seleção das ações pedagógicas desenvolvidas, ressaltar a visão da criança como participante ativo no processo de aprendizagem, assim como a perspetiva do adulto sendo mediador e estimulador das potencialidades de cada criança, atentando às suas especificidades por intervenção da sua capacidade de observação e escuta atenta. Um outro pilar fulcral no estímulo da capacidade reflexiva e indagatória cabe ao desenvolvimento da Metodologia de lnvestigação-Ação, caracterizadora de uma prática investigativa com vista à transformação tendo em conta ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, como resultado de uma formação dupla, nasce o presente relatório, reflexo da articulação gradual de conhecimentos conducentes a uma visão respeitadora e atenta do desenvolvimento global da criança.This report was written during the second year of the master's degree, within the scope of Supervised Educational Practice, for the award of the master's degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education, portraying the journey experienced in the context of initial teacher training. This proved to be vital in the development of a professional teaching identity by allowing the expansion and articulation of theoretical, pedagogical and didactic knowledge, which enhanced a practice of participation centred on the child and on the experiences provided to her in the light of pedagogical intentionality. ln the context of qualitative interactions between the various participants in the educational process, the central presence of the collaborative dimension is highlighted in the sense of the emergence of knowledge, and consequently the enrichment of action, through sharing, reflection and dialogue of different perspectives. Following a social constructivist perspective, this report seeks, through the theoretical and legal framework and the selection of the pedagogical actions developed, to highlight the vision of the child as an active participant in the learning process, as well as the perspective of the adultas a mediator and stimulator of each child's potential, paying attention to their specificities through observation and attentive listening. Another central pillar in stimulating the reflexive and investigative capacity is the development of the Research- Action Methodology, which characterises an investigative practice aimed at transformation, taking into account cycles of observation, planning, action, evaluation and reflection. Thus, as a result of a double training, this report is born, reflecting the gradual articulation of knowledge leading to a respectful and attentive vision of the child's global development.Marta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Andreia Sofia Oliveira2024-03-08T15:24:03Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:30.540364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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