O impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor : um estudo entre clientes Sephora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24792 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho. |
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O impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor : um estudo entre clientes SephoraMarketingMarketing relacionalComportamento do consumidorMarketing experiencialExperiênciaQualidade do relacionamento/serviçoEmoçõesSatisfaçãoConfiançaWOMCompras por impulsoDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.Num mercado competitivo e globalizado como é o dos dias de hoje, onde as tecnologias se desenvolvem a um ritmo impressionante e muitos produtos se tornam triviais, é indispensável o uso de estratégias de marketing como princípio fundamental para alcançar o sucesso empresarial. Uma vez que a decisão de compra se baseia essencialmente em factos objetivos, constata-se que o marketing tradicional sofreu algumas adaptações no sentido em que as empresas perceberam que o seu foco deve estar voltado para o cliente e não somente para o produto. Atualmente as marcas começam a usar o Marketing Experiencial como estratégia para a criação de valor e de diferenciação entre os concorrentes. Mais do que vender produtos, hoje as marcas começam a criar experiências, sensações, emoções para posteriormente resultarem em lembranças e memórias positivas. O Marketing Experiencial veio então aumentar o grau de envolvimento do consumidor com a marca contribuindo para o enriquecimento da relação. Assim, a presente investigação pretende verificar o impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor numa marca específica, a SEPHORA. Para tal serão estudadas temáticas de marketing experiencial, desde a sua base, marketing e marketing relacional, bem como a temática da experiência como fonte de rendimento para as empresas. Por fim, e para sustentar a base teórica, será apresentada a parte prática desta investigação, que engoba a perceção dos consumidores mediante alguns fatores relativamente à marca. Foram realizados 253 questionários onde os consumidores demonstraram que era positivo o impacto das experiências no comportamento do consumidor e ainda as variáveis mais relevante resultantes deste impacto.FEUC2013-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24792http://hdl.handle.net/10316/24792TID:201477548porSantos, Andreia Otelina Gomes do - O impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor : um estudo entre clientes Sephora. Coimbra, 2013Santos, Andreia Otelina Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:40.327938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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